sábado, 24 maio, 2025
  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Mídia Kit
Bananal Online
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Polícia
  • Aviso sobre comentários
No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Polícia
  • Aviso sobre comentários
No Result
View All Result
Bananal Online
No Result
View All Result
Home Economia

Imposto de Renda 2019: veja onde conseguir ajuda gratuita para preencher a declaração

Nunes por Nunes
28 de abril de 2019
em Economia

Mais de 21 milhões de declarações do Imposto de Renda 2019 já foram entregues no Brasil e 2 milhões no estado do Rio de Janeiro. A Receita Federal estima, portanto, que ainda faltam 9 milhões de envios em âmbito nacional e 1 milhão no estado. Quem ainda não preencheu tem até o dia 30, terça-feira que vem, para buscar ajuda (há opções gratuitas em universidades) ou fazer por conta própria.

— Antes de começar o procedimento, procurar uma universidade ou um contador, é preciso separar documentos pessoais, recibo da declaração do ano passado, declaração de rendimentos recebidos, de assistência ou despesas médicas, e documentos comprobatórios de bens e direitos, como da conta corrente e da poupança, o Renavam do carro, o IPTU da casa. E, este ano, também é exigido o CPF dos dependentes, de qualquer idade —a firma Claudia Marchioti, gestora nacional do curso de Ciências Contábeis da Estácio.

E é melhor não ficar com preguiça no fim de semana, pois o sistema nos últimas dias pode ficar congestionado. Além disso, outra novidade do sistema no ano é a possibilidade de checar no dia seguinte ao envio do IR se o declarante pode cair na malha fina. A vantagem é, assim, conseguir fazer a retificadora antes do prazo final da entrega e até trocar a forma de contribuição escolhida, se a pendência tiver representado uma diferença nos ganhos ou valores a pagar.

A possibilidade de enviar uma retificadora, aliás, deve ser levada em consideração em outro momento. Se o declarante deixar para a última hora o preenchimento e der falta de algum documento, o melhor é enviar a declaração mesmo assim.

— Às vezes a pessoa deixa de enviar a declaração por faltar o comprovante de uma despesa com instrução (curso reconhecido pelo MEC). Mas o que a gente recomenda é informar e depois retificar com o complemento em falta. Para não pagar uma multa, que fica, no mínimo, em R$ 165,74 ou até 20% do imposto — explica Claudia.

O que mudou neste ano

Além da obrigatoriedade de indicar o CPF de todos os dependentes, independentemente da idade, na declaração do IR, outras mudanças foram feitas em 2019.

Bens: neste ano, mais informações sobre os bens do contribuinte serão solicitadas, como endereço, número de matrícula, IPTU e data de aquisição de imóveis. No caso de veículos, será obrigatório apresentar o número do Renavam.

Pensão alimentícia: foi criada uma coluna, dentro da ficha de rendimentos recebidos de pessoa física, para colocar os dados a respeito.

Doações: uma ficha separada recebe informações sobre as doações para o Estatuto da Criança e do Adolescente, que podem chegar a 3% do IR. Quem faz a doação, que pode aumentar o valor a ser restituído ou diminuir o valor a ser pago, já pode gerar o pagamento no momento de entregar a declaração.

Transmissão da declaração: é possível preencher e transmitir a declaração no mesmo programa, sem as burocracias dos anos anteriores.

Imposto a pagar: o contribuinte que tenha imposto a pagar e queira dividir nas oito parcelas permitidas, poderá emitir os documentos de arrecadação para os acertos, já com os juros Selic.

Como verificar se há pendências

O contribuinte deve acessar o site oficial da Receita Federal, clicar no banner Imposto de Renda 2019 e, em seguida, em Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), no campo Processamento. Para ter acesso à página, é necessário criar um código de acesso para pessoa física no portal, através do CPF, data de nascimento e caracteres de segurança. Caso já exista um código anterior, será preciso informar, também, os números dos recibos das últimas declarações de IR.

Com o código em mãos — o qual deve ser guardado de forma sigilosa —, o contribuinte deverá voltar ao “Acesse aqui o Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”, que irá direcioná-lo para o Centro Virtual de Atendimento. O acesso é feito mediante senha pessoal, código e CPF. Após o login, basta clicar em DIRPF – Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física. Ali, estarão informados, além da situação do IR, o valor declarado, o imposto pago, o cálculo do imposto devido e o saldo a restituir ou a pagar. Caso haja alguma pendência, o contribuinte deve fazer uma retificadora no programa do IRPF 2019.

Atenção na retificadora

É bom lembrar que como a retificadora substitui integralmente a declaração enviada antes, ela deve conter todas as informações, com as alterações e exclusões necessárias. É preciso ainda informar o número do recibo de entrega da última declaração apresentada, relativa ao mesmo período (que pode ser obtido no recibo de entrega impresso ou visualizado por meio do menu “Declaração”, do programa IRPF2019).

Onde buscar ajuda

Os serviços de atendimento personalizado são oferecidos por instituições de ensino, utilizando a mão de obra de graduandos em Ciências Contábeis, sob a coordenação de professores. Basta levar os documentos necessários, para ficar em dia com a prestação de contas ao Leão e sair com o recibo de entrega em mãos.

– Estácio: As unidades Estácio Nova América (Del Castilho), Estácio West Shopping (Campo Grande, Zona Oeste), Estácio Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), Estácio Niterói e Estácio Angra dos Reis promoverão um plantão hoje, 27, para declaração do IR 2019. As demais unidades oferecerão o serviço na segunda e na terça-feira, das 9h às 17h.

Endereços

– Estácio Tom Jobim, no Centro Empresarial Barra Shopping – Avenida das Américas 4.200, bloco 11, Barra da Tijuca

– Estácio Taquara R9 – Rua André Rocha 838, Jacarepaguá

– Estácio Madureira, no Madureira Shopping – Estrada do Portela 222, Madureira

– Estácio Nova América – Avenida Pastor Martin Luther King Junior 126, Del Castilho. (No sábado, das 9h às 14)

– Estácio Centro I – Avenida Presidente Vargas 642, Centro do Rio

– Estácio Campo Grande, no West Shopping – Estrada do Mendanha 555, 3° piso, Campo Grande (No sábado, das 9h às 12h e das 13h às 16h)

– Estácio Niterói – Rua Eduardo Luiz Gomes 134, Centro de Niterói (No sábado, das 8h às 17h)

– Estácio Nova Iguaçu – Estrada Dr. Plínio Casado 1.466, Nova Iguaçu (No sábado, das 9h às 17h)

– Estácio Teresópolis – Rua Nilza Chiapeta Fadigas 488, Várzea

– Estácio Angra dos Reis – Avenida dos Trabalhadores 179, Jacuecanga (No sábado, das 10h às 13h)

– Estácio Macaé – Rua Luís Carlos de Almeida 113, Macaé

– UERJ: Na segunda e na terça-feira, dias 29 e 30, a Faculdade de Administração e Finanças (FAF) realizará, das 9h às 16h, o projeto “Imposto de Renda na Mangueira e Arredores”. Apesar do nome, não é preciso morar na região para participar. Endereço: Uerj (Rua São Francisco Xavier 524, Maracanã), 9º andar, bloco E do Pavilhão João Lyra Filho. Contato: impostoderendamangueira@gmail.com.

– Unicarioca: A unidade Méier (Rua Venceslau 192) terá na segunda e na terça-feira, das 19h às 22h, atendimento gratuito para declaração de imposto de renda. Já no Rio Comprido (Avenida Paulo de Frontin 568), o atendimento será na terça-feira, das 18h45 às 20h. Informações: www.unicarioca.edu.br ou pelo telefone 2563-1919.

– Anhaguera de Niterói: Na terça-feira, das 10h às 18h, a universidade oferecerá o serviço. Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco 123, Centro de Niterói.

Fonte: Extra

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sobre Nós
  • Política de Privacidade
  • Mídia Kit

© 2017 - Sistema Ribanense Digital de Comunicação EIRELE

No Result
View All Result
  • Home
  • Política
  • Economia
  • Esporte
  • Polícia
  • Aviso sobre comentários

© 2017 - Sistema Ribanense Digital de Comunicação EIRELE

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
This popup will close in:
CLOSE

CLOSE
Vá para versão mobile