Bananal Online

Inscrições para concurso do Censo 2022 vão até 21 de janeiro

O número de inscritos para o concurso do Censo Demográfico deste ano ficou abaixo do esperado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por causa disso, as inscrições foram prorrogadas até o dia 21 de janeiro.

Conseguir um dinheiro extra enquanto não retoma as aulas na faculdade. Essa é a ideia do estudante Marcos Bartolozzi ao participar. “Sou estudante e estou necessitando de uma forma de renda e eu vi como uma oportunidade para mim”, disse. São 206.891 vagas em todo o país. A maioria (183.021) para recenseador, profissional que entrevista a população.

A remuneração varia de acordo com o número de formulários preenchidos e basta ter o Ensino Fundamental. Já para quem concluiu o Ensino Médio, as vagas para agentes supervisor (18.420) e municipal (5.450) pagam R$ 1,7 mil e R$ 2,1 mil.

“Esse é um trabalho que tem uma flexibilidade de horário. A pessoa pode, por exemplo, coletar nos fins de semana e em horários após o trabalho”, explicou Michella Reis, analista do IBGE e coordenadora de divulgação do Censo.

O censo é realizado a cada dez anos e serve para definir políticas públicas com base no perfil da população. Em 2020, a pesquisa foi adiada por causa da pandemia. E ano passado, não foi feita por falta de verba. Agora, só vai sair do papel por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo Michella, o número de inscritos abaixo do esperado pode estar relacionado com o fato de o edital ter sido aberto no período de férias e festas. Ela acrescenta que muitas pessoas que são contratadas temporariamente para as festas são dispensadas em janeiro.

Para o Marcos, a falta de interesse também pode ter realão com a falta de reembolso das taxas dos concursos cancelados nos dois últimos anos. “A devolução da inscrição ainda não ocorreu para a maior parte dos candidatos”, afirma. O IBGE disse que são isolados os casos de candidatos que ainda não receberam o valor pago; a solicitação deve ser feita no site do Instituto.

Fonte: SBT

 

Sair da versão mobile