Bananal Online

Investimentos no Espírito Santo para conilon mais resistente

A planta é recomendada para ser cultivada no Espírito Santo, Sul da Bahia e Leste do Minas Gerais, em áreas inferiores a 500 metros de altitude

Alunos da Ufes analisam novo tipo de café conilon produzido no Espírito Santo Alunos da Ufes analisam novo tipo de café conilon produzido no Espírito Santo

Inovação e descobertas na área do café conilon não faltam no Estado. Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), registraram uma nova cultivar desse café a partir de experiências de produtores capixabas do grão.

No primeiro momento, 25 mudas de produtores foram selecionadas e, desse total, seis foram escolhidas pelos pesquisadores. Na avaliação foram consideradas características como produtividade, vigor, tamanho de frutos, resistência a pragas e doenças.

Segundo Fábio Luiz Partelli, coordenador do programa de pós-graduação em Agricultura Tropical, a Tributun, como foi chamada, é uma variedade muito produtiva.

“A média de colheita da cultivar é de 90,87 sacas por hectare por ano. Além disso, não houve ataque severo das principais pragas do café, já que as plantas se mantiveram vigorosas”, comentou.

Sair da versão mobile