Bananal Online

Jornal: Cristiano Ronaldo pode perder condecorações lusas por condenação em Madri

Segundo “A Bola”, astro da seleção lusa será alvo de processo disciplinar que pode retirar condecorações oferecidas pela Presidência da República, uma vez que admitiu culpa em processo de fraude

Ao admitir fraude fiscal na Espanha, Cristiano Ronaldo pode ter retirada medalhas de honra recebidas em Portugal. O jornal “A Bola” afirma nesta quarta-feira que o astro da seleção lusa será alvo de um processo disciplinar que pode fazer com que CR7 perca duas condecorações oferecidas pela Presidência da República, uma vez que, ao ser condenado, teria deixado de cumprir requisitos para ostentar as premiações.

A Presidência lusa ainda não se pronunciou sobre o tema, mas, segundo o jornal português, o jogador passará pelo processo – que pode ter como desfecho apenas uma repreensão ao atacante. A “Lei das Ordens Honoríficas” do país obriga que aqueles que recebem as medalhas devem “prestigiar Portugal em todas as circunstâncias”, “regular o seu procedimento público e privado” e ” dignificar a Ordem por todos os meios e circunstâncias”.

A mesma lei afirma que penas de prisão superiores a 36 meses decretam a perda automática das premiações. Cristiano Ronaldo foi condecorado com a Ordem do Infante D. Henrique de Portugal, em 2014, no governo Cavaco Silva, pela conquista da sua segunda Bola de Ouro e com a Grã Cruz da Ordem do Mérito, em 2016, no governo Marcelo Rebelo de Sousa, após a conquista da Eurocopa naquele ano.

Grande símbolo do futebol português nos últimos anos e capitão da seleção em sua principal conquista, Cristiano Ronaldo enfrentou acusação de fraude nos tribunais da Espanha e, para encerrar o caso, admitiu culpa e entrou em acordo para pagamento de € 18,8 milhões. Com isso, evitou pena de prisão de 23 meses.

CR7 foi acusado de ter cometido quatro delitos contra os cofres espanhóis, entre 2011 e 2014, incluindo a criação de empresas fantasmas na Irlanda e nas Ilhas Virgens Britâncias, que teriam a finalidade de esconder a origem do dinheiro

FONTE:PORTAL GUANDU
Sair da versão mobile