Uma das pessoas envolvidas no esquema chegou a trabalhar, em 2016, em um dos institutos que já tinha sido identificado como fraudulento, o École.
Material apreendido na Operação Viúva Negra no Espírito Santo — Foto: Divulgação/ MP-ES
As investigações apontaram que mãe e filho criaram o centro educacional com o objetivo de comandarem esse esquema de fraude. Mesmo com a operação Mestre Oculto desarticulando a fraude, eles continuaram as atividades e tentaram dominar o mercado deixado.
Agora, são investigados pelos crimes sistemáticos de estelionato, falsidade ideológica e contra o consumidor. Os diplomas falsos eram entregues a professores de Rio Bananal, Linhares, Colatina e São Mateus.
A mãe está presa no Centro de Detenção Provisória Feminino de Colatina, já o filho está na Penitenciária de Linhares.