Bananal Online

Justiça condena ex-professor da Ufes por falsificação de diplomas

Documentos teriam sido usados por estudante em processo seletivo de mestrado em Minas Gerais. Professor Bruno Borges Deminicis foi condenado em 1ª instância.

Um professor universitário, doutor em Ciências Agrárias, foi condenado em 1ª instância pela Justiça em dois anos e oito meses de reclusão por ter falsificado dois certificados de iniciação científica da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Bruno Borges Deminicis vai responder em liberdade e prestará serviços comunitários, além de pagar uma multa de R$ 8.298.

De acordo com a Justiça Federal, os documentos falsificados por Bruno foram usados por um estudante para obter pontuação em um processo seletivo de mestrado no interior de Minas Gerais.

A denúncia feita pelo Ministério Público Federal do Espírito Santo (MPF-ES) foi julgada na 1ª Vara Federal de Cachoeiro de Itapemirim.

Entenda o caso

De acordo com o Ministério Público, os certificados foram confeccionados por Bruno, e a falsidade foi constatada porque os documentos não possuem registro de autenticidade na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes.

Um dos certificados falsificados atestava que o estudante havia participado de programa de iniciação científica entre 1º de março de 2009 e 2 de dezembro de 2009, totalizando 960 horas. Já o outro documento atestava participação em atividades entre 11 de março de 2010 e 12 de dezembro de 2010, com a mesma carga horária.

Os documentos foram utilizados pelo estudante na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), para aprovação em processo seletivo de mestrado, segundo o MPF. O caso do estudante foi passado para a Procuradoria da República em Teófilo Otoni (MG).

Fonte:Folha do ES.
Sair da versão mobile