Bananal Online

Mais de 150 pacientes esperam por resultados de exames de chikungunya no Espírito Santo

Mais de 150 pacientes esperam há meses para confirmar se têm ou não chikungunya no Espírito Santo. Mesmo tendo feito os exames, eles ainda não receberam o resultado. De acordo com a Secretaria de Saúde, o Ministério da Saúde atrasou a distribuição dos kits de análise. Já o Ministério informou que já está providenciando uma compra emergencial.

A técnica em geoprocessamento Aline dos Santos Moraes faz parte do grupo de 154 pacientes que ainda não recebeu o resultado dos exames. Ela procurou ajuda médica em julho de 2018, depois de apresentar os sintomas.

“É tanta dor que você fica impossibilitado de fazer coisas simples do dia a dia. Até escovar os dentes era difícil, porque tudo doía”, lembrou.

No início, a suspeita era de dengue. Mas, como os sintomas continuavam, a médica suspeitou de chikungunya.

“Ela pediu para eu fazer o exame para constatar se era chikungunya ou não. Porque, pelo tempo que eu estava com as dores, já não seria mais o quadro de dengue. Eu já estava há mais de três meses sentindo dores”, disse.

O exame foi realizado em outubro de 2018, mas ainda não ficou pronto. “Eles alegam que não está pronto, que tem que esperar. Não dão nenhuma satisfação”, lamentou Aline. Enquanto não tem um diagnóstico exato, ela segue tratando as dores que ainda sente.

Aline cuida da casa para evitar a proliferação do mosquito — Foto: Paulo Cordeiro/ TV Gazeta

Em nota, o Ministério da Saúde garantiu que o tratamento das doenças transmitidas pelo mosquito não depende do resultado do exame de laboratório. Segundo o órgão, basta o exame clínico e o diagnóstico do médico.

Cuidados

A chikungunya é uma das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, assim como a dengue e a zika.

Algumas medidas simples podem ser adotadas para manter a casa protegida contra o mosquito, como tampar o vaso sanitário ou colocar cloro na água, vedar ralos, substituir a água dos pratinhos de plantas por areia.

Também é importante tampar bem a caixa d’água, cobrir grandes reservatórios de água como piscinas, e manter o quintal sem objetos que possam acumular água em caso de chuva como garrafas pet, latas, pneus, tampinhas, entre outros. Fazer a manutenção das calhas também é uma ação bem vida para manter um bom escoamento da água. Com informações do Site Barra

Sair da versão mobile