Bananal Online

Mais de mil pessoas aguardam transplante de órgãos no ES

O Espírito Santo tem 1099 pessoas na fila de espera por uma transplante de órgãos. Desse total, o de rim está em primeiro lugar (969), seguido de córnea (89), fígado (37) e coração (4). Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Ainda segundo a Sesa, o estado apresentou uma queda de 4,71% no número de transplantes realizados entre janeiro de julho de 2018. Foram 263 procedimentos. No mesmo período de 2017, o número foi de 276 cirurgias.

Entre os procedimentos, foram feitos 162 transplantes de córnea, um aumento de 0,62% em relação ao mesmo período do ano anterior.

O número de transplantes de esclera (camada branca que protege o globo ocular) subiu 100%. Entre janeiro de julho de 2018, foram 12 cirurgias, seis a mais que o registrado em 2017.

Outros aumentos registrados foram nos transplantes de fígado, com 17 procedimentos (+41,66%) e coração (aumento de 33,33%). As baixas destacadas são em rim vivo (-47,36%), medula óssea (-29,62%) e rim falecido (-22,22%).

Mês de incentivo

Durante todo o mês de setembro, a Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), junto aos hospitais públicos, particulares e filantrópicos do Espírito Santo, vão desenvolver ações de conscientização sobre a importância da doação de órgãos e tecidos para transplante.

A programação vai desde palestras técnicas para profissionais da assistência, até atividades que vão envolver funcionários de áreas administrativas, familiares de pacientes internados e a comunidade em geral.

No Hospital Estadual Central, em Vitória, a fachada do prédio será iluminada com a cor verde, à noite, durante todo o mês. Às sextas-feiras de setembro, todos os funcionários do hospital estão autorizados a usar uma peça na cor verde.

No Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, a fachada também será iluminada com a cor verde, à noite, durante todo o mês. No dia 18 de setembro, o hospital promoverá um curso de atualização voltado para médicos sobre o novo protocolo de morte encefálica. No corredor que dá acesso ao refeitório, será colocada uma faixa com dizeres sobre doação de órgãos, a fim de manter as pessoas que transitam pelo local em contato com o tema.

No dia 27 de setembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Órgãos, os potinhos de sobremesa do refeitório do Hospital Jayme Santos Neves trarão um adesivo com dizeres sobre doação de órgãos, que pode ajudar a colocar o tema em discussão na hora das refeições. Já nos dias 26 e 27 de setembro, laços verdes, que simbolizam apoio à doação de órgãos, serão distribuídos na entrada do refeitório do hospital.

No Hospital Estadual São Lucas, em Vitória, haverá ação de conscientização com foco nos funcionários nos dias 11 e 12 de setembro, a partir das 16h. Será uma ação itinerante, que vai percorrer vários setores do hospital e, de forma lúdica, lançar perguntas para as equipes com o tema Mitos e Verdades sobre a Doação de Órgãos. No dia 12, a partir das 8h30, a mesma ação será realizada nas recepções do hospital e terá como público-alvo os pacientes e seus acompanhantes.

Rede particular e filantrópica

Hospitais da rede particular e filantrópica também informaram à Central de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o que programaram para o Setembro Verde. A Santa Casa de Misericórdia de Vitória vai realizar uma oficina, no dia 20 de setembro, com o tema “O importante precisa ser dito em vida”. Já no dia 22, um sábado, o Hospital Evangélico de Vila Velha, que é um dos centros transplantadores do estado, fará a 9ª Caminhada de Sensibilização para Doação de Órgãos. Será às 15 horas, na orla da Praia da Costa, em Vila Velha.

No dia 15 de setembro, o Hospital Meridional, em Cariacica, realizará um curso de atualização em morte encefálica voltado para médicos. Será das 8h às 17h. Já no dia 24 de setembro, o Meridional vai realizar um Simpósio de Doação para Transplante para sua equipe multiprofissional.

Também com foco em sua equipe de funcionários, a Clínica dos Acidentados, em Vitória, realizará, de 24 a 28 de setembro, um seminário sobre doação de órgãos. No Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam), em Vitória, será realizado um simpósio de doação de órgãos no dia 28 de setembro.

Outras agendas

A coordenadora da Central de Transplantes do Espírito Santo, Maria Machado, ministrará palestra para acadêmicos de enfermagem e de medicina sobre doação e transplante no dia 12 de setembro, às 19 horas, em Vila Velha. Já no dia 19, a coordenadora fará palestra para alunos de ensino médio na Escola Estadual Professora Maria de Lourdes Santos Silva, em Cariacica, às 19h30. Com informações ES Hoje

Sair da versão mobile