Bananal Online

Manifestantes vão às ruas pedir o impeachment de Gilmar Mendes

Manifestantes cobraram o impeachment do ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo (17/11/2019). Protestos tomaram as ruas em algumas cidades do Brasil, incluindo Brasília.

Na capital federal, um grupo de manifestantes pediu a expulsão do magistrado na Esplanada dos Ministérios. A Polícia Militar não forneceu estimativa de público. Limitou-se a atribuir a “dispersão” do grupo à chuva. Com máscaras de personagens políticos ligados ao governo Jair Bolsonaro, a exemplo do ministro da Justiça, Sergio Moro, os críticos de Mendes e do STF se concentraram na frente do Congresso Nacional e depois foram ao próprio Supremo.

O protesto também avançou pelas redes sociais com a hashtag #BrasilContraGilmarMendes.

Em São Paulo (SP), manifestantes se reuniram na Avenida Paulista, no maior ato do país. Grupos inflaram bonecos com o rosto de Gilmar Mendes e gritavam palavras de ordem contra o ministro. A PM paulista também não forneceu dados sobre o número de participantes.

Com gritos de “fora Gilmar” e pedidos para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) volte para a prisão, com a reversão da decisão de impedir prisões após condenações em segunda instância, o ato se concentrou em frente à Fiesp.

“Justiça acima de tudo, Sergio Moro acima de todos”, gritavam os manifestantes. Algumas pessoas no ato levaram tomates para atirar em cartazes com nomes e imagens de ministros do STF, como o presidente da Corte, Dias Toffoli.

DANIEL TEIXEIRA/AE

No Rio de Janeiro (RJ), os atos ocorrem em Copacabana. O evento conseguiu reunir algumas dezenas de pessoas, que ocuparam menos de um quarteirão da praia, na altura do Posto 6.

DANIEL RESENDE/AE

Entre os organizadores dos atos estão:

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile