Bananal Online

Maternidade e PA de Cobilândia serão reabertos no fim de semana, diz direção

Depois de quase uma semana sem funcionar em consequência das chuvas fortes que atingiram a Grande Vitória, no último sábado (18), o Pronto Atendimento e a Maternidade de Cobilândia, em Vila Velha, serão reabertos neste final de semana.

As unidades ficaram alagadas e depois que a água baixou, na segunda-feira (20), foi iniciado o processo de limpeza, dedetização, desinfecção e esterilização do espaço e dos equipamentos.

De acordo com o diretor geral da maternidade e do PA, Clio Venturim, a previsão é de que o pronto-socorro seja reaberto nesta sexta-feira (24). Já a maternidade será aberta no sábado (25) ou domingo (26), porque o processo de limpeza é mais complexo.

“É um processo demorado, porque a gente tem que dar a segurança para quem vai ficar internado aqui. O ambiente tem que estar muito limpo, com água testada, equipamento testado e rede elétrica funcionando”, esclarece Venturim.

O diretor geral diz que o hospital ainda contabiliza os prejuízos do alagamento e está sendo pensado um plano de ação específico em caso de chuvas fortes. O hospital alagou duas vezes nos últimos seis meses.

Segundo Clio, apenas um centro cirúrgico será reaberto para os partos. O outro terá que passar por uma reforma por conta da umidade que ficou em alguns pontos da parede.

“Estamos fazendo o levantamento do prejuízo, a gente conseguiu levantar os equipamentos para não estragarem. A rede elétrica pode ter algum prejuízo, mas a gente vai ter que esperar secar e fazer algumas testagens para garantir que vai funcionar tudo direitinho”, informa o diretor.

Alagamento

No sábado (18), os pacientes do Pronto Atendimento e a Maternidade do bairro Cobilândia, em Vila Velha, foram retirados pelo Exército e pela Defesa Civil. Eles foram transferidos para outras unidades hospitalares da Grande Vitória.

FONTE: G1 ES
Sair da versão mobile