Bananal Online

“MEC tem quase a metade do funcionalismo público federal”, adverte Guedes

Paulo Guedes: “MEC tem quase metade do funcionalismo público federal”O excesso de despesas com pessoal foi uma das justificativas apresentadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, para os bloqueios nos orçamentos das universidades federais. O ministro reconheceu que a contratação de funcionários, em boa parte professores, é essencial, mas alertou para possíveis excessos cometidos nos últimos anos. Ele questionou ainda a falta de impacto positivo dessas despesas nos resultados educacionais brasileiros.

“Se nós estamos contratando muitos professores, as despesas obrigatórias [na educação] estão crescendo o tempo inteiro, nós temos a metade do funcionalismo federal no MEC, nós deveríamos ter melhores classificações”, ressaltou Guedes.

Ele ainda pediu que os deputados da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados tentem descobrir o porquê de o Brasil apresentar resultados tão ruins em exames internacionais como o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). “É uma pergunta que a comissão deveria mergulhar em busca de uma resposta. Nós deveríamos estar em melhores posições. Não quero acreditar que isso é empreguismo”, avaliou.

Fonte: Gazeta do Povo

Sair da versão mobile