Bananal Online

Menina de 8 anos fica 7 dias na UTI após brincar com slime feito em casa

O slime, geleia que é a nova febre entre a criançada, foi o motivo que levou uma menina de 8 anos ser hospitalizada em estado grave.

Na última terça-feira, a digital influencer Thamires Ximenes, de Brasília, divulgou uma série de fotos de sua filha de 8 anos, no hospital. A menina foi internada após sofrer dermatite atópica e insuficiência renal, causada por intoxicação ao brincar de slime.

Thamires informou, em seu Instagram, que o passatempo se tornou um transtorno.

“Uma brincadeira comum entre crianças, que para muitos parece inofensiva, tornou-se motivo de muita dor e angústia para nossa família”, afirmou a influencer.

De acordo com a mãe, a criança foi intoxicada com o ativador do slime, feito com uma substância tóxica, o boro. Foram sete dias na UTI até o diagnóstico.

“Conseguimos entender o motivo de tudo: intoxicação por ácido bórico no tal do ativador do slime caseiro (bórax, talco ou água boricada) que contém esse composto químico tóxico”, relatou.

Thamires afirmou que a filha já teve alta e voltou à rotina normal.

Os médicos afirmam que o boro é bastante tóxico. De acordo com o pediatra Rodrigo Abudib, presidente da Sociedade Espírito-Santense de Pediatria, fazer o slime em casa não é indicado.

“Os pais também precisam ficar atentos se os slimes industrializados não contêm boro, que pode estar descrito como ácido bórico, borato de sódio ou bórax. Pode causar problemas neurológicos ou renais graves”, frisou.

A dermatologista Juliana Drumond alerta que os ingredientes podem causar irritações na pele.
“O contato direto do boro na pele pode causar dermatite de contato. O ideal é que não se façam os slimes caseiros. Se for feito, que seja supervisionado por um adulto, para que ele manipule o ativador”, indicou.

Carlos Augusto Mello da Silva, presidente do Departamento Científico de Toxicologia e Saúde Ambiental da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) afirmou que mesmo as receitas caseiras mais simples devem ser feitas com cautela, uma vez que nenhum produto químico pode ser considerado totalmente seguro.

“O uso com menos riscos desses componentes está sempre condicionado a alguns fatores, como tempo de exposição, nível de concentração e utilização em conformidade com a destinação”.

Saiba mais:

O que é o slime

Riscos

Fonte: Tribuna

 

Sair da versão mobile