Bananal Online

MG: 220 cidades estão em situação de emergência em decorrência das chuvas

Chuvas provaram a morte de 21 pessoas em Minas Gerais; previsão é de mais temporais | Reprodução/Corpo de Bombeiros Militar de MG

As fortes chuvas que atingem Minas Gerais, desde setembro do ano passado, levaram 220 prefeituras a decretarem situação de emergência, segundo boletim divulgado neste sábado (14.jan) pela Defesa Civil do estado. No momento, não há nenhuma cidade em estado de calamidade pública.

Dentre os municípios com decretos por “situação de anormalidade por desastres relacionados às chuvas”, vigentes pelo prazo de 180 dias), estão: Mariana, Três Corações, Ouro Preto, São João Del Rei, Varginha, Barbacena, Brumadinho, Capitólio, Diamantina, Juiz de Fora, Sacramento, Cabo Verde, Uberaba, Salinas e Caldas.

Ainda conforme o boletim, no período entre 21 de setembro e 14 de janeiro, 2.015 pessoas ficaram desabrigadas e 11.256 desalojadas por causa de inundações, deslizamentos de terra e outros efeitos provocados pelos temporais. Ao menos 21 pessoas morreram em decorrência do fenômeno em todo o estado.

Risco de mais temporais

A Defesa Civil de Minas Gerais alerta ainda para a probabilidade de novos temporais no estado. De acordo com o boletim, condições meteorológicas típicas do Verão favorecem o tempo instável com ocorrência de pancadas de chuva, principalmente, nas regiões Oeste e Sul do estado e no Triângulo Mineiro.

As temperaturas devem permanecer altas em todo estado pelos próximos dias, com termômetros marcando cerca de 30 °C. A máxima deve ser registrada no Vale do Jequitinhonha, com 34 °C.

Emergência por estiagem

A previsão para as regiões Norte e Leste de Minas, por outro lado é de calor e tempo estável. A Defesa Civil informa que, nos próximos dias, uma massa de ar seco ganhará força, o que contribui para a redução da cobertura de nuvens e também de chuvas.

Vale destacar que, enquanto uma parte do estado sofre com as altas precipitações, outra enfrentam uma forte estiagem. Até o momento, 150 municípios mineiros decretaram situação de emergência por causa da seca, dentre eles: Bonito de Minas, Buritizeiro, Capelinha, Chapada do Norte, Cônego Marinho, Curral de Dentro, Engenheiro Navarro, Jacinto, Juramento e Monte Azul.

Fonte: SBT

Sair da versão mobile