Bananal Online

Moradores de Mantenópolis-ES enfrentam novo racionamento de água

Cidade passou por situação semelhante há dois anos. Desde o final de setembro, o nível do ponto de captação é considerado crítico pela Cesan.

Os moradores de Mantenópolis, na região Noroeste do Espírito Santo, estão passando por racionamento de água durante cinco horas por dia. Desde o final de setembro, o nível do ponto de captação da Companhia Espírito Santense de Água e Esgoto (Cesan) no rio que abastece a cidade é considerado crítico.

O rio Manteninha, usado para abastecer o município com 15 mil habitantes está com o nível baixo e, no local, só está correndo o esgoto.

Sem chover, além do nível crítico, o volume de água na estação de tratamento também é menor. Atualmente, chegam ao reservatório 22 litros por segundo, 10 a menos que o normal.

Volume de água em reservatório também está mais baixo, em Mantenópolis — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

Por isso, o abastecimento tem ficado interrompido cinco horas por dia, das 11h às 16 horas. Para não ficar sem água, a aposentada Maria Viana mudou a rotina.

“Estou deixando a roupa suja amontoada aqui. Se Deus quiser, um dia eu lavo. Tem que economizar, é perigoso faltar água até para beber”, alertou.

Aposntada deixa de lavar roupa para economizar água, no ES — Foto: Reprodução/ TV Gazeta

A situação, de acordo com a gerente regional da Cesan, Sirléia Cerqueira Pereira, só vai mudar se chover no município e orienta para que a população economize, faça reúso e evite lavar calçada.

“De maio a outubro, é um período que chove pouco na região sudeste. O que choveu não foi suficiente para retomar o abastecimento normal. Nesse momento, nós não podemos suspender o racionamento. Precisamos de chuvas significativas para retomar a captação no rio Manteninha”, explica Sirléia.

Com outro racionamento há dois anos, os moradores do município apelam para a fé. “É muito complicado, porque a gente passa parte do dia sem água. Só Deus mesmo para mandar chuva e lavar esse córrego”, pede a autônoma Creuza Souza Ribeiro.

Fonte: G1 ES.

Sair da versão mobile