No verão a Lagoa Jesuína registrava um público em media de 3 mil pessoas por final de semana.
Imagens Claudio Bandeira Site Bananal Online
Os moradores de Rio Bananal e turistas voltaram a frequentar a lagoa Jesuína, a comunidade de ribanense ficam alegres de ver lagoa tão cheia, no interior de Rio Bananal, Norte do Espírito Santo, aos poucos curiosos estão indo conhecer a nova lagoa.
Imagens Claudio Bandeira/Site Bananal Online dezembro 2017
A Fundação Renova anunciou que expandiu a abertura do canal do Rio Pequeno, em Linhares, para dar vazão à água da lagoa e resolver o problema da inundação na região. Mais a quantidade de água é enorme, o administrador da lagoa Jesuína contou que aos poucos as águas estão baixando.
Barragem
A barragem foi construída, em 2015, pela Samarco, para evitar que as águas do Rio Doce atingidas pela lama de rejeitos de minério atingissem também a Lagoa Juparanã. Com o bloqueio, no entanto, a água da lagoa não escoa e as inundações acontecem.
A inundação atinge as cidades de Linhares e Sooretama, onde a água cobre as ruas de alguns bairros e já começou a invadir as casas.
A construção do canal foi feita para ajudar a dar vazão à água e possibilitar que o nível, tanto do Rio Pequeno quanto da Lagoa Juparanã, volte ao normal.
De acordo com o administrador da Lagoa Jesuína está funcionando normal todos os dias, continua aberto ao público, ele disse que está servindo o cardápio de sempre, que mesmo apesar das águas terem subido muito os turistas estão voltando de vagar.