Bananal Online

Moradores relatam tremores de terra em Rio Branco do Sul

Moradores de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, relatam ter sentido tremores de terra na cidade durante a madrugada desta terça-feira (14). “Foi o comentário do dia”, disse um dos moradores.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a situação registrada nesta madrugada não causou estragos ou riscos à população. A Defesa Civil da cidade disse que solicitou estudos à Universidade Federal do Paraná para analisar os recentes registros de pequenos tremores.

Segundo a Defesa Civil, foram três ocorrências desde o dia 23 de abril, quando o tremor registrado foi de 2,5 pontos na escala Richter. No dia 08 de maio, segundo a Defesa Civil, o abalo chegou a 2,2 na escala Richter.

Ainda conforme a Defesa Civil, o tremor foi de 2,3 na escala Richter nesta terça-feira. As equipes informaram que não descartam a possibilidade de os tremores estarem relacionados com explosões irregulares em pedreiras, durante a madrugada, na região de Rio Branco do Sul.

O professor Marcelo Assumpção, do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) afirma que “o que faz com que ocorram esses tremores são as movimentações das placas tectônicas, que se deslocam alguns centímetros por ano”.

“Para a gente, até que se prove o contrário, a gente tem que considerar como sendo pequenos tremores de origem natural”, disse o especialista.

Os moradores contam que o assunto repercutiu na cidade durante todo o dia. “Eu tava acordado às 4 horas da manhã. Foi tipo uma explosão, né. Eu tava com a família e eles se assustaram”, afirmou um deles.

FONTE: G1 ES

Sair da versão mobile