Mostra tecnológica apresenta tela eletromagnética usada para reter pó de minério no ES

Alunos apresentaram uma invenção na 9ª Mostra Tecnológica Inova Senai em Vitória, nesta quinta-feira (30), que promete ajudar o meio ambiente e minimizar os problemas causados pelo pó preto. Trata-se de uma tela eletromagnética, que atrai essas partículas.

A invenção está em fase de projeto e os alunos realizaram simulações durante o evento. A tela eletromagnética atua como ímã, atraindo todo o pó de minério possível e impedindo que seja disperso, causando problemas.

No projeto consta que a tela será construída de metal, com aplicação de corrente elétrica.

“Vamos promover a indução, através de um campo magnético, e atrair todos os particulados sólidos dispersos nas grandes mineradoras e áreas portuárias, para evitar que cheguem às nossas casas e aos ambientes marítimos principalmente. Essa tela tem o objetivo de sanar todos os problemas provocados pelo pó preto, tanto pelo lado social, quanto pelos lados econômico e ambiental”, explicou um dos alunos envolvidos no projeto.
Tela eletromagnética usada para reter pó de minério (Foto: Reprodução/TV Gazeta) Tela eletromagnética usada para reter pó de minério (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Tela eletromagnética usada para reter pó de minério (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

Mostra tecnológica

O evento é para estimular a curiosidade, difundir conceitos de inovação, despertar a criatividade dos alunos e apresentar ideias e conhecimentos no campo tecnológico. Para a mostra foram selecionados 30 projetos inovadores. Mais de 100 alunos estão participando.

Confira outras ideias:

Dispositivo sensor para deficiente visual

Os alunos perceberam a necessidade de encontrar algo que substituísse a bengala dos deficientes visuais, então criaram um cinto com sensor. De acordo com eles, esse sensor é o mesmo usado em carros, e permite identificar obstáculos a até um metro de distância. O objetivo é facilitar a mobilidade dessas pessoas e melhorar também a autoestima delas.

Smart Bag

A partir do cadastro do horário escolar do aluno, de cada dia da semana, um sensor vai identificar quais livros precisarão ser levados para a escola, diminuindo o peso desnecessário na mochila.

Ecotech

O projeto visa potencializar a gestão dos resíduos sólidos industriais provenientes de processos produtivos por meio de um dispositivo tecnológico. Além disso, auxilia os gestores das empresas na tomada de decisões quanto á destinação e controle de geração destes resíduos, evitando impactos socioambientais.

Leak Block

Trata-se de um sistema de monitoramento e bloqueio de vazamentos. Consiste na utilização de dispositivos eletrônicos ligados aos canos, torneiras ou registros de água, com objetivo de monitorar e bloquear, via SMS para celular, possíveis vazamentos ou torneiras deixadas abertas.

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here