Evento começa na próxima segunda-feira (19)
Os consumidores que estão com dívidas atrasadas terão uma oportunidade para negociá-las no 6º Mutirão de Negociação organizado pelo Procon-ES. Serão distribuídas 8.050 senhas para o evento que começa na próxima segunda-feira (19) e vai até sexta-feira (23). Entre os participantes do mutirão estão bancos, financeiras, telefonias e empresas de TV por assinatura.
Para ser atendido, o consumidor deve possuir uma dívida com pelo menos 60 dias de atraso e comparecer ao Ginásio Paulo Valiate Pimenta da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport), em Bento Ferreira, Vitória, portando os documentos pessoais (CPF e Carteira de Identidade), comprovante de residência e de renda.
Na segunda-feira, as senhas serão entregues a partir de 8 horas. Já para o restante da semana, o consumidor deve ir ao local e retirá-la das 14 horas às 18 horas para ser atendido no dia seguinte.
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A diretora-presidente do Procon-ES, Denize Izaita, explica que o formato do mutirão possibilita uma negociação diferenciada. “O evento permite que o fornecedor negocie diretamente com o devedor, sem a interferência de empresas que fazem o serviço de cobrança. Como a empresa não tem ônus com o mutirão, as propostas são mais favoráveis e toda a negociação será para recuperação de crédito”.
Denize garantiu que, para cada empresa, um funcionário do Procon-ES acompanhará os acordos, além de sanar possíveis dúvidas dos consumidores com as propostas. No entanto, ela alerta que o devedor precisa ter discernimento para assumir um compromisso que caiba no bolso dele.
Ao todo serão quatro mutirões no Estado durante este ano. Dois em Vitória, um em Linhares e outro em Cachoeiro de Itapemirim. “As edições nas regiões Norte e Sul do Espírito Santo serão realizadas para que os capixabas do interior não precisem se deslocar para a Capital”, explica Denize.
O Procon-ES também auxilia o consumidor na negociação de dívidas durante o ano todo, na sede da instituição, localizada no Centro de Vitória, e na unidade Faça Fácil Cariacica.
Durante a semana do 6º Mutirão de Negociação de Dívidas, não haverá atendimento ao público na sede do Procon-ES. Para o registro de reclamações, os consumidores devem ir à unidade localizada no Faça Fácil Cariacica ou ao Procon Municipal. As denúncias, as orientações e o registro de reclamação também podem ser feitos pelo Atendimento Eletrônico no site www.procon.es.gov.br
ORIENTAÇÕES
– Para ser atendido, o consumidor deverá levar Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e de renda.
– Somente o titular poderá negociar a dívida, que deve ter, pelo menos, 60 dias de atraso.
– Não será aceito documento de procuração.
– Pessoa jurídica não será atendida no mutirão.
– As senhas estarão atreladas ao CPF do consumidor. Portanto, a pessoa que pegar a senha deve ser a mesma que receberá atendimento. Senhas rasuradas serão descartadas.
– Os descontos e opções de parcelamento podem variar de acordo com tipo de dívida, atraso e perfil do consumidor.
– 15% das senhas estão destinadas para o atendimento preferencial: idosos com 60 anos ou mais, gestantes em adiantado estado de gravidez, portadores de necessidades especiais e pessoas com criança de colo.
– A Caixa Econômica Federal não vai negociar dívidas de cartão de crédito.
– O Banco do Brasil não vai negociar dívidas rurais, financiamento imobiliário e de veículo, FIES, dívidas cedidas a Ativos S.A e dívidas renegociadas recentemente.
– O Banestes não vai negociar financiamento de veículo e imóveis, crédito rural, BNDES, contratos de PJ e CCF, leasing, nosso crédito/microcrédito e operações de crédito com valores superiores a R$30 mil e operações ajuizadas.
– O Bradesco não vai negociar empréstimo pessoal, crédito imobiliário e rural.