Bananal Online

Na volta do comércio, lojas tiveram 50% do movimento de um dia normal

No primeiro dia de retomada do comércio em 72 cidades capixabas, a avaliação da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) é a de que, em média, as lojas que abriram venderam 50% do que costumavam comercializar antes da paralisação dos serviços, em março.De acordo com o presidente da Fecomércio, José Lino Sepulcri, em entrevista ao vivo no Instagram do Tribuna Online, o movimento maior aconteceu em Linhares, Colatina, São Mateus e Guarapari.

“Em Linhares foi mais intenso. O movimento ficou em cerca de 60% de um dia normal. Já em Guarapari, por exemplo, e na maior parte das cidades, as vendas de hoje ficaram em torno de 50%”, avaliou.

José Lino Sepulcri, da Fecomércio (Foto: Antonio Moreira/ Arquivo AT/ 02/10/2014)

Em Cachoeiro, por outro lado, o movimento foi pequeno nas ruas, abaixo do esperado. Sepulcri acredita que um dos motivos é o fato da população desta e de outras cidades ainda estar se adaptando ao novo modelo de vivência.”Os horários estão diferenciados, as pessoas vão se acostumando aos poucos. Além disso, há uma grande parcela que nem sabia que o comércio estava autorizado a trabalhar novamente”, disse.

Seguindo o decreto estadual, cidades classificadas de risco leve e moderado poderiam reabrir esta semana, mas cumprindo algumas exigências, como uso de máscaras por parte dos funcionários, limitar entrada de clientes e estabelecer escalonamento de trabalho. Cada prefeitura deveria determinar como aconteceria essa escala, com dois turnos de trabalho.

“Na próxima semana, acredito, as prefeituras vão fazer uma avaliação e revisão desses horários, tentando corrigir algumas divergências que podem ter acontecido. Mas, no geral, a avaliação desse primeiro dia foi positiva”, concluiu José Lino Sepulcri.

Fonte: Tribuna
Sair da versão mobile