Nível do Rio Doce chega a 5,81 metros e grupo de trabalho emergencial continua em alerta em Linhares

O nível do Rio Doce em Linhares atingiu 5,81 metros nesta quinta-feira, dia 13, conforme dados da Defesa Civil Municipal de Linhares. O grupo de trabalho emergencial da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) está em alerta para executar ações de combate aos impactos da cheia do rio Doce.

A previsão é que o rio alcance 5,90 metros no decorrer do dia e depois, de acordo com as condições climátias atuais na bacia do Doce, comece a descer.

Nesta quarta-feira (12/1) a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros fizeram o resgate de cinco famílias residentes em fazendas localizadas às margens do Rio Doce.

Na comunidade do Olaria, 12 famílias estão desabrigadas e estão no ginásio poliesportivo do bairro Conceição, sendo assistidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social. No local, elas recebem atendimento em saúde e psicológico, alimentação e produtos de higiene pessoal. Outras seis famílias estão desalojadas e se encontram na casa de familiares.

O diretor da Defesa Civil de Linhares, Antônio Carlos dos Santos, comentou como está a questão da cheia. “Todos os municípios localizados acima do município de Linhares estão estabilizando, com a tendência de diminuir a cota. A previsão para esta quarta-feira era de que o rio chegasse a 5,90 metros, mas atingimos 5,78, o correspondente a 12 centímetros a menos”, explicou Antônio Carlos.

O diretor informou, ainda, que a estrada que dá acesso a Barro Novo, em Brejo Grande, na região do Pontal do Ipiranga, também foi interditada. Duas estradas de acesso ao distrito de Povoação, via beira-rio, continuam interditadas e o acesso pela ES-010, no trecho que liga à Unidade de Tratamento de Gás de Cacimbas (UTGC), está comprometido, passando apenas veículos de eixo alto.

Plantão 24 horas

A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone do Plantão 24 horas: telefone (27) 99983 5661. Os chamados também podem ser feitos pelo 153, da Guarda Civil Municipal, e pelo 193 do Corpo de Bombeiros.

Fonte: Site de Linhares

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here