O Samu 192 é uma grande conquista implantada pela nossa gestão para a Saúde da nossa população, diz o prefeito Edimilson Eliziário.
Sem inauguração por conta da pandemia de Covid-19, o SAMU, iniciou os atendimentos na última segunda-feira (15) o Serviço Médico de Urgência, o Samu 192, será referência para o atendimento de pacientes do município Rio Bananal. “Vamos salvar muitas vidas neste momento de crise na saúde que atravessamos, diz o prefeito” vamos trabalhar para quem precisa, pontuou.
O prefeito Edimilson Santo Eliziário (MDB) lembrou que diversas pessoas já morreram por falta de ambulância nas unidades de saúde, inclusive no hospital Alfredo Pinto Santana, o Samu é um choque de gestão que estamos dando na saúde que estava abandonada, diz o prefeito.
Segundo o prefeito houve um grande esforço da gestão de sua equipe pois o projeto do Samu havia sido começado, porém abandonado pela outra administração. Nós fizemos de tudo, não tinha nada, além de papeis e muitos problemas sem resolver, as secretarias de saúde, obras tiveram um trabalho de parceria, meu vice Eristeu foi quem escolheu o local e muito nos ajudou, se não fosse nosso empenho e toda equipe iriamos perder o Samu, disse o Prefeito Edimilson.
Ao site Bananal Online a secretária Andréia Siqueira contou que o contrato do SAMU foi assinado em agosto de 2020, mas nada foi feito além disso, se não fosse nosso conhecimento técnico e competência o Samu seria perdido, disse a secretária.
O secretário de Obras, Ademir Laurete contou que tiveram que comprar madeiras, fazer garagem, pintar e preparar a Base do Samu, foi um desafio para nossa equipe, conseguimos fazer do Zero, pois ali não nada, diz o secretário.
A dona de casa Maria E. Dos Santos, 55 anos, elogiou administração do prefeito Edimilson, nunca vi um prefeito fazer tanto pela saúde igual a este. Ele sabe o que as pessoas mais humildes precisam, disse a dona de casa.
Quem também parabenizou a nova gestão foi José A. da Silva, 47 anos, a gente viu uma saúde abandonada, agora com Edimilson, a gente vê muitos médicos e este Samu vai ajudar salvar vidas, diz o lavrador.
O SAMU tem uma ambulância que fica na base em Rio Bananal, na na Rua João Cipriano, no Bairro São Sebastião, e já está disponível para toda população . O Samu foi implantado numa parceria do Governo do Estado que paga 60% sendo e os outros 40% restante quem paga é o Governo Federal juntamente com a prefeitura, via Consórcio Polinorte.
O serviço do Samu pode ser acionado através da Central 192, que ficará à disposição da população de forma gratuita, 24 horas por dia, sete dias da semana. Cerca de 50 profissionais de saúde atuam no novo serviço regional Polinorte. São médicos reguladores, médicos intervencionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores socorristas e telefonistas assistentes. A equipe passou por semanas de capacitações sobre atendimento em urgência e emergência.