Bananal Online

‘O Rio de Janeiro é viciado em royalties’, diz secretário de Fazenda de Witzel

O secretário estadual de Fazenda, Luiz Claudio Rodrigues, impactou os presentes no Copacabana Palace, na manhã desta quinta-feira (30), ao detonar a forma como o estado vem organizando suas finanças.

“O Rio de Janeiro é viciado em royalties. A arrecadação tributária por si só não paga a conta”, disse ele, no evento Rio em Debate.

E a projeção para o futuro não é das melhores:

“Se o rateio entre os estados for aprovado, o estado do Rio irá quebrar no dia seguinte”, declarou, sobre o julgamento da lei de partilha dos royalties, que deve chegar ao Supremo Tribunal Federal em novembro.

Ainda falando sobre commodities, o secretário defendeu a redução da alíquota de ICMS cobrada sobre o gás — que, segundo ele, deveria ser o mais barato do país, em vez de o mais caro. Afinal, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP), 54% da produção nacional é tão fluminense quanto mate com limão.

Aliás, o insumo é alvo de uma CPI recém-aprovada pela Assembleia, e que vai se reunir pela primeira vez hoje às 11h. A presidência deve ficar com o autor da proposta, Max Lemos (MDB).

Luiz Claudio Rodrigues só deixou um detalhe fora de sua apresentação: ele não informou como poderia baixar o imposto — e ainda admitiu que, por ora, não tem condições de emplacar nenhuma redução, porque o estado precisa aumentar a arrecadação.

Fonte: Extra

Sair da versão mobile