Bananal Online

Obrigatória a partir de março, nova carteira de identidade não tem previsão para ser emitida no ES

Um novo padrão de Carteira de Identidade, também chamado de RG (Registro Geral), já está em fase de implementação no Brasil. O Decreto Federal 9.278 de 2018 diz que o novo documento deve ser obrigatório em todo o território nacional a partir de março de 2020. No entanto, ainda não há previsão do início da emissão no Espírito Santo.
Por meio de nota, a Polícia Civil capixaba informou que o chefe do Departamento de Identificação da Superintendência de Polícia Técnico-científica (SPTC) tem se reunido com representantes de departamentos de identificação de todo o Brasil para avaliar os melhores mecanismos para implementação das mudanças previstas no Decreto.
Uma das possibilidades estudadas é a possibilidade de prorrogação do prazo estabelecido pelo Decreto, que deve ser solicitado pela equipe. Até o momento, apenas os estados do Acre, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, além do Distrito Federal, já emitem o novo modelo de RG. O estado de São Paulo adotou o novo padrão na última semana.
O novo documento será um pouco menor que a Carteira de Identidade atual, semelhante à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e deverá trazer mais informações, como: nome Social, mãe e pai biológicos e aditivos, CPF, Carteira de Trabalho, Título Eleitoral, CNH, Certificado Militar, Tipo Sanguíneo e Fator RH, e ainda informações especiais da algum tipo de doença ou alergia a algum medicamento específico.
Atualmente, no Espírito Santo, a taxa de serviço da 1ª via do documento é gratuita. Já para a emissão da 2ª via, o valor é de R$ 58,17. De acordo com a Polícia Civil, ainda não há informações de valores previstos para o novo modelo do documento.
Fonte: Site de Linhares
Sair da versão mobile