Pacientes esperam até 4 horas por atendimento em unidade de Cariacica, ES

Pacientes reclamam de superlotação de PA do Trevo, em Cariacica, no ES  — Foto: Paulo Cordeiro/ TV Gazeta

Os pacientes que procuraram o Pronto Atendimento do Trevo, em Alto Lage, Cariacica, tiveram que esperar por até quatro horas para serem atendidos. A superlotação foi registrada na noite desta segunda-feira (27) e os doentes esperavam o atendimento médico do lado de fora da unidade.

A Secretaria Municipal de Saúde disse que aumentou o número de profissionais para atender à demanda e orientou que, em casos de menor gravidade, as unidades de saúde sejam procuradas.

A autônoma Eliana Lima de Oliveira esperou por quase quatro horas para ser atendida por um médico do lado de fora do Pronto Atendimento.

A recepção estava lotada. “Eu cheguei aqui às 14h45 e não fui atendida ainda. Agora, eles estão atendendo quem chegou aqui às 14h20”, contou.

A motorista de aplicativo Chrislayne Rodrigues se revoltou a demora no PA. “Não tem condição de esperar quatro horas para ser atendido por um médico. Aqui tem gente com filho que só tem a passagem de ida e volta”.

A dona de casa Rute Silva contou que viu uma paciente desmaiar e mesmo assim não foi atendida. “Eu falei que uma menina tinha desmaiado e a atendente disse que, se estiver morrendo e o médico quiser, ela seria atendida. Se não tivesse morrendo, era para deixar quieto lá”, relata.

Pacientes esperam atendimento sentados no chã do Pronto Atendimento do Trevo, em Cariacica, no ES  — Foto: Paulo Cordeiro/ TV Gazeta

Secretaria de Saúde

Segundo a funcionária, mais de 700 pessoas buscaram o PA nessa segunda-feira (27), onde oito médicos faziam atendimento.

A secretaria municipal de saúde de Cariacica, Elizabeth Albuquerque, explicou que no final do dia mais médicos foram chamados. Ela ainda reforçou que os moradores só devem procurar o Pronto Atendimento em caso de emergências.

“Nas segundas-feiras sempre tem um volume muito grande de pacientes. Deve se considerar que aqui chegam pacientes de todos os lugares e que muitos desses pacientes poderiam ser atendidos na atenção básica. Nós temos 28 unidades de saúde que funcionam de 7h às 16h e estamos a possibilidade de fazer horário estendido em seis dessas unidades”, explica a secretária.

FONTE: G1 ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here