Bananal Online

Pagamento do abono salarial é liberado para servidores públicos

Todos os repasses são feitos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil | Agência Brasil

Os servidores públicos com número final de inscrição 0 e 1 recebem, nesta 3ª feira (15.fev), o pagamento do abono salarial Pasep (Programa de Formação do Patrimôio do Servidor Público), ano base-2020. Também são contemplados hoje os trabalhadores de iniciativa privada nascidos em março, por meio do PIS (Programa de Integração Social).

De acordo com o ministério do Trabalho e Previdência, o benefício deve alcançar 22 milhões de trabalhadores e, conforme estimado pelo governo federal, cerca de R$ 20 milhões devem ser injetados na economia brasileira com o abono salarial. No início do mês, também foram beneficiadas com o recurso as vítimas das fortes chuvas em Minas Gerais e na Bahia.

O calendário de pagamentos se estende até o dia 31 de março no caso do PIS, e até 24 de março, no Pasep. Para ambos os grupos, o prazo máximo para sacar o abono é 29 de dezembro deste ano. Todos os repasses são feitos pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil.

Confira o calendário completo de pagamentos:

Pasep

Final da inscrição    Data do pagamento
0   15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março

PIS

Mês de nascimento    Data do pagamento
Janeiro 8 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março   15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

Quem tem direito ao abono salarial? 

Têm direito ao PIS/Pasep todos os funcionários da iniciativa privada ou servidores públicos que trabalharam em 2020 com a carteira de trabalho assinada e receberam até dois salários mínimos mensais. Também é preciso estar inscrito no PIS ou no Pasep há pelo menos cinco anos.

O abono é pago de acordo com o período que o empregado esteve registrado e cada mês equivale ao valor de R$ 101. Trabalhadores de empresas privadas que têm conta corrente ou poupança na Caixa vão receber o depósito de forma automática, conforme o mês de nascimento. Demais beneficiários devem receber as quantias através da poupança social digital, acessada pelo aplicativo Caixa Tem.

Caso as medidas anteriores não estejam disponíveis, o saque poderá ser feito com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, casas lotéricas, unidades Caixa Aqui e agências bancárias, também conforme a data do mês de nascimento.

Já para os servidores públicos, os valores serão depositados pelo Banco do Brasil.

Fonte: SBT

Sair da versão mobile