Linhares registrou 39 entregas em diferentes áreas nos primeiros 100 dias de 2025. O balanço foi apresentado no dia 10/04/2025 pelo prefeito Lucas Scaramussa, que destacou também outras 29 ações em andamento, com foco em saúde, educação, infraestrutura e segurança. A atuação conjunta com o presidente da Câmara, Roninho Passos, tem sido apontada como fator decisivo para o ritmo das entregas.
Entre as medidas já colocadas em prática estão a ampliação de vagas na educação infantil, o retorno das cirurgias eletivas, o reforço no sistema de videomonitoramento urbano e a implantação de programas como o Viva + Esporte e o Programa Municipal de Nascentes e Olhos D’água.
Na infraestrutura, a Prefeitura avançou com obras de requalificação de estradas, regularização fundiária e ações de apoio ao setor agropecuário. A retomada de eventos culturais e a modernização da gestão pública também foram listadas como prioridades.
O balanço foi dividido em dois momentos: pela manhã, com vereadores; à tarde, com empresários locais. Durante a apresentação, Lucas afirmou que o município vive “a maior janela de oportunidades de sua história” e garantiu que o ritmo será mantido nos próximos anos.
Do lado do Legislativo, a Câmara Municipal devolveu R$ 5,1 milhões ao Executivo nos primeiros dias do ano, com sugestão de aplicação do valor no enfrentamento dos efeitos das fortes chuvas. A presidência de Roninho Passos também criou a Procuradoria da Mulher e a Procuradoria da Pessoa com Deficiência, além de iniciar a revisão do Regimento Interno com participação da sociedade.
A produção legislativa soma mais de 2 mil indicações, 1.182 requerimentos e 58 projetos de lei ordinária apresentados pelos 17 vereadores. Em articulação com parlamentares estaduais e federais, a Câmara garantiu o repasse de R$ 819 mil em emendas, voltadas a infraestrutura e lazer.
A gestão de Lucas e Roninho ocorre em meio à administração do quinto maior orçamento do Espírito Santo. A boa relação institucional entre os poderes, segundo a Prefeitura, tem contribuído para viabilizar projetos estruturantes, como a construção da nova ponte entre os bairros Interlagos e Aviso e o avanço na revisão do Plano Diretor Municipal.
Fonte:Azulinho News.