Bananal Online

PF investiga pistas de desaparecidos no Vale do Javari

Marinha envia helicóptero para auxiliar nas buscas por jornalista e indigenistas desaparecidos no Amazonas | Divulgação/Marinha

A Polícia Federal retomou na manhã desta 3ª-feira (7.jun), com apoio da Marinha, as investigações e análises de inteligência policial para localização do indigenista Bruno Araújo Pereira, da Fundação Nacional do Índio (Funai), e do jornalista inglês Dom Phillips. Os dois deixaram de fazer contato no final de semana, na volta de uma incursão na região do Vale do Javari, no extremo oeste do Amazonas.

Nesta 2ª-feira (6.jun), dois homens que tiveram contato com os desaparecidos, identificados durante as primeiras buscas da Operação Resgate, foram encaminhadas à Polícia Civil, em Atalaia do Norte (AM), para prestar esclarecimentos – mas não foram presos.

“Das diligências efetuadas foi possível identificar duas pessoas que tiveram contato com os desaparecidos, as quais foram encaminhadas à Polícia Civil de Atalaia do Norte para prestar esclarecimentos. Porém, nenhuma delas foi presa”, informou a Polícia Federal, em nota.

As buscas envolvem um helicóptero do 1º Esquadrão de Emprego Geral do Noroeste, da Marinha, duas embarcações e uma moto aquática. Foram realizadas ações nos rios Javari, Itaquaí e Ituí, no interior do Amazonas.

Segundo a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), que informou o desaparecimento dos indigenista e do jornalista, eles faziam o trajeto da comunidade Ribeirinha São Rafael até a cidade de Atalaia do Norte (AM), em uma embarcação de pequeno porte. Pereira recebia constantes ameaças de madeireiros, garimpeiros e pescadores pelo trabalho que vinha fazendo com os indígenas contra invasores, ainda segundo a entidade.

Fonte: SBT

Sair da versão mobile