Bananal Online

Polícia Civil investiga perfis suspeitos de incitar invasões a hospitais no ES

A Polícia Civil do Espírito Santo investiga perfis em redes sociais que estariam incitando a invasão a hospitais no Espírito Santo que atendem a pacientes infectados com o novo coronavírus. Um desses perfis está no Facebook e se apresenta como “Alessandra Gurgel”.

Tal perfil, inclusive, foi citado pelo procurador-geral do Estado, Rodrigo Francisco de Paula, na notícia-crime protocolada no Ministério Público Estadual (MPES), na segunda-feira (15), solicitando investigação à conduta de seis deputados estaduais, que fizeram uma visita inesperado ao Hospital Dório Silva, na Serra, na última sexta-feira (12).

Ao citar o perfil, o procurador-geral do Estado afirma que o mesmo tentou organizar uma invasão coletiva às dependências do Hospital Jayme dos Santos Neves. Além disso, segundo o procurador, tal postagem teria sido motivada pelas declarações do presidente Jair Bolsonaro durante uma live, na última quinta-feira (11), na qual ele teria incentivado seguidores a invadirem hospitais para checar a efetiva ocupação de leitos para covid-19.

“A conduta inconsequente e irresponsável do Presidente da República, infelizmente, encontrou eco em uma minoria radical da população, como se depreende, por exemplo, da mensagem divulgada pela cidadã Alessandra Gurgel em sua rede social, mercê da qual tentou organizar uma invasão coletiva às dependências do Hospital Jayme dos Santos Neves, desconsiderando, com essa sua postura, todas as regras sanitárias vigentes, que impõem um isolamento social rigoroso”, afirmou Rodrigo de Paula no ofício.

Em sua decisão de abrir um procedimento investigativo para apurar a conduta dos parlamentares envolvidos no episódio do Dório Silva, a procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade, requisita também a abertura de um inquérito, por parte da Polícia Civil, para investigar possível crime previsto no artigo 265 do Código Penal (atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviço de utilidade pública), que teria sido cometido pelo administrador do perfil mencionado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE). Um ofício foi expedido ao delegado-chefe da PCES, José Darcy Arruda, solicitando a abertura do inquérito.

Por meio de nota, a Polícia Civil informou que, até o momento, não recebeu, de forma oficial, nenhum documento do Ministério Público Estadual determinando investigação acerca desse perfil. Entretanto, a PCES ressalta que a Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos já havia recebido uma denúncia sobre as supostas incitações e iniciado o levantamento de informações relativas ao fato.

A Polícia Civil afirmou ainda que tais apurações não estão associadas ao episódio que envolve os parlamentares e que os trabalhos acontecem sob sigilo. Disse também que, no momento, nenhuma informação pode ser repassada para não atrapalhar o andamento da investigação.

Na publicação mencionada pelo procurador-geral do Estado, a pessoa responsável pelo perfil posta a foto de um leito de hospital vazio e dá a entender que tal imagem é do hospital Jayme dos Santos Neves, na Serra.

“Convoco aos meus amigos capixabas a invadir o Jayme dos Santos Neves… Olha os leitos como estão VAZIOS!!! Covid é uma farsa do governo chinês pra derrubar nosso presidente”, postou o perfil.

De acordo com informações do Painel Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), atualizadas às 20h02 desta quinta-feira (18), dos 250 leitos de UTI exclusivos para pacientes com covid-19 oferecidos pelo Jayme dos Santos Neves, 200 estão ocupados.

Fonte: Folha Vitória

Sair da versão mobile