Bananal Online

Polícia de Londres abre investigação sobre festas de Boris Johnson

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, é acusado de promover festas durante a quarentena | Reprodução/Wikimedia Commons

A Polícia Metropolitana de Londres informou nesta 3ª feira (25.jan) que vai abrir uma investigação criminal sobre as festas realizadas pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, em Downing Street, sede do governo no país.

O premiê é investigado de realizar festas clandestinas durante as quarentenas impostas no país para conter a pandemia do covid-19. As informações são da agência francesa RFI.

Segundo a chefe da Polícia Metropolitana de Londres, conhecida como Scotland Yard, Cressida Dick, serão investigadas todas as infrações às regras de restrição de circulação nas dependências do governo britânico nos últimos dois anos.

O anúncio foi feito horas após o gabinete de Johnson confirmar que funcionários do governo se reuniram brevemente em Downing Street para celebrar seu aniversário durante a primeira quarentena no Reino Unido, em 2020. A descoberta da celebração de aniversário foi a mais recente revelação do escândalo apelidado de “partygate“.

De acordo com uma reportagem do canal televisivo iTV, Johnson participou de uma festa organizada por sua esposa Carrie para comemorar seu aniversário com cerca de 30 pessoas. A festa teria acontecido em junho de 2020, quando o Reino Unido passava por seu primeiro lockdown e reuniões como esta estavam proibidas.

Boris Johnson prometeu que vai cooperar plenamente com a investigação. O premiê acredita, de acordo com seu porta-voz, não ter infringido nenhuma lei. O inquérito aumenta a pressão sobre ele, que tenta manter seu cargo.

Fonte: SBT

Sair da versão mobile