Bananal Online

Porta-voz diz que Ucrânia aceitou proposta para negociar cessar-fogo

Um porta-voz do presidente Volodímir Zelensky disse na tarde desta sexta (25) em uma rede social que a Ucrânia aceitou a proposta do presidente russo, Vladimir Putin, para abrir as negociações de um cessar-fogo. Os dois países agora discutem hora e local do encontro.

Tenho que refutar as alegações de que nos recusamos a negociar. A Ucrânia estava e está pronta para falar sobre cessar-fogo e paz – essa é nossa posição constante. Respondemos de acordo com a proposta do presidente da Rússia . Sergei Nikiforov, porta-voz da Ucrânia, em sua conta no Facebook

“Quanto mais cedo as negociações começarem, mais chances haverá de restaurar a vida normal”, acrescentou Nikiforov.

As forças militares russas avançam rapidamente em direção a Kiev, capital da Ucrânia —o início do ataque começou ainda pela madrugada (horário de Brasília). As sirenes de emergência voltaram a soar na manhã desta sexta na cidade, em meio a novos bombardeios da Rússia. Um caça ucraniano foi abatido.

Foto: EMILIO MORENATTI ASSOCIATED PRESS ESTADÃO CONTEÚDO

Ontem (24), a Rússia invadiu o território ucraniano e atacou instalações militares por todo o país. O ataque aconteceu por terra, mar e ar, relataram veículos de imprensa internacionais e o governo ucraniano.

Os russos entraram pelo norte, sul e leste da Ucrânia, em uma ofensiva que, segundo o presidente Volodímir Zelensky, matou 137 civis —uma criança entre eles— e deixou mais de 300 feridos.

As forças de Putin dispararam mais de 160 mísseis contra alvos militares ucranianos. Na tentativa de fuga, milhares de moradores começaram a deixar a capital Kiev ainda ontem, formando longas filas de carros nas estradas, em postos de gasolina. Filas se formaram também em supermercados e caixas eletrônicos.

Explosões foram ouvidas em diversos pontos de Kiev

Nesta sexta-feira, o Ministério da Defesa da Ucrânia afirmou que o Exército da Rússia entrou no distrito de Obolon, a menos de 9 quilômetros do centro de Kiev, e os bombardeios aumentaram nas últimas horas. Em consequência das explosões, há fumaça preta nos arredores do rio Dnieper, que corta a capital ucraniana.

Os tanques governistas estão nas ruas, em sinal de preparação para a resistência armada. Autoridades ucranianas disseram que um avião russo foi derrubado e colidiu com um prédio em Kiev durante a noite, incendiando-o e ferindo oito pessoas.

Foto: VADIM GHIRDA/ ASSOCIATED PRESS/ ESTADÃO CONTEÚDO

A orientação do governo local à população é se manter em local seguro. A sirene de emergência já soou na capital ucraniana ao menos três vezes na quinta-feira. Trata-se do aviso para que todos se dirijam a bunkers ou abrigos, em razão do risco de bombardeio em massa.

As forças russas aproximaram-se de Kiev após avançar rapidamente de três eixos, no Norte, Sul e Leste da Ucrânia. As duas primeiras frentes dirigiam-se à capital no início da ofensiva, segundo autoridades de inteligência ucranianas.

Agências de notícias informam que o ataque começou com helicópteros, pouco antes das 4h locais (23h de Brasília). Sirenes de ataque aéreo soaram sobre a cidade de 3 milhões de habitantes, onde algumas estavam abrigadas em estações de metrô subterrâneas.

Fonte: Folha Vitória
Sair da versão mobile