As melhores notas registradas pela pesquisa foram para a cordialidade dos funcionários de check-in e da imigração.
O índice de satisfação dos passageiros fechou o primeiro trimestre em 4,3 – em uma escala de 1 a 5. Trata-se de uma redução em relação ao último trimestre do ano anterior, quando a média das avaliações foi de 4,35.
Os aeroportos com melhor avaliação foram Curitiba e Viracopos, em Campinas. Já os piores avaliados foram Florianópolis e Vitória .
Segundo secretário de Aviação Civil, Dario Lopes, há 2 motivos para a queda da satisfação dos passageiros:
- o aumento do número de aeroportos pesquisados a partir de 2018 – de 15 para 20;
- o retorno dos passageiros que viajam esporadicamente para os aeroportos.
Mais passageiros nos aeroportos
A retomada do crescimento econômico, aos poucos, traz de volta o passageiro de lazer para os aeroportos. Esse cliente cortou viagens durante a crise econômica e levou o setor aéreo, quando o transporte aéreo brasileiro perdeu quase 8 milhões de passageiros nos voos nacionais.
Segundo Lopes, esse cliente é mais exigente com a infraestrutura do aeroporto e oferta de serviços do que o passageiro frequente. O retorno desse cliente para os aeroportos contribuiu para a redução da nota média dos passageiros para os serviços nos últimos trimestres.
“O passageiro de lazer é o que mais critica aspectos como limpeza de banheiros e preços da lanchonete”, diz Lopes.
Dos 19.473 entrevistados na pesquisa, 60% viajavam a lazer e 50% fez menos de duas viagens nos últimos 12 meses.
Mais aeroportos avaliados
Os aeroportos de Florianópolis e Vitória são os que têm a pior avaliação e não estavam no relatório no ano passado. “Esses aeroportos passaram por melhorias que ainda não se refletem na pesquisa de avaliação dos usuários”, disse.
O aeroporto de Vitória, administrado pela Infraero, foi reformado e reinaugurado em 29 de março. Já o terminal de Florianópolis foi leiloado no fim do ano passado e a concessionária assumiu a administração do aeroporto em janeiro deste ano.
Segundo ele, a concessão dos aeroportos à iniciativa privada traz melhorias significativas na infraestrutura aeroportuária e a avaliação dos passageiros melhora nos trimestres seguintes.
“No longo prazo, há uma melhora significativa nos índices de satisfação, que está diretamente relacionada com o aumento da participação da iniciativa privada nos aeroportos”, afirmou.
fonte;g1