Bananal Online

Prefeitura de Governador Lindenberg fez mutirão para diagnóstico contra câncer de próstata

Mutirão da Saúde para diagnóstico de câncer de próstata foi um sucesso, diz Secretário.

Governador Lindenberg-ES:Nesta sexta-feira (24) aconteceu o primeiro mutirão para diagnóstico de câncer de próstata promovido pela Secretária Municipal de Saúde, e superou as expectativas da equipe responsável por toda organização do evento.

O Secretário de Saúde, Necica, contou a reportagem do site Bananal Online que foram 400 casos atendidos das 8h às 17h e dezenas de toques suspeitos indicados para biópsia de próstata que será realizada em hospital especializado.

Segundo o responsável pela pasta, foi a primeira vez, em Governador Lindenberg, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o multirão com ajuda do comércio local e com foco na saúde do homem. O evento aconteceu em Novo Brasio e na Unidade de Saúde da sede.

Ao fazer o diagnóstico, o médico procura identificar a próstata, que fica logo à frente do intestino reto. Ele avalia o tamanho do órgão, seus limites e características anatômicas habituais. A próstata normal tem consistência macia (como a da ponta do nariz), limites precisos e um sulco na região mediana, que a divide em dois lobos laterais (direito e esquerdo). O tamanho é equivalente ao de uma noz.

A iniciativa da prefeitura foi assertiva, o prefeito Leonardo Finco tem se mostrado preocupado com a saúde da nossa comunidade, um evento dessa natureza mostra preocupação com a saúde masculina disse a aposentada Maria R. Santos, 59 anos.

Quem elogiou a iniciativa foi a recepcionista da ESF Governador Lindenberg, Márcia Carioca, parabéns a nova equipe de gestão juntamente com o Secretário de saúde pelos novos projetos em relação aos mutirões na área da saúde. “Foi de grande importância para a população do município, pois trouxe uma visão da nova política na área implantada pelo governo vigente. Impactou pela magnitude do evento”. Afirmou Márcia Carioca.

Se a doença for diagnosticada logo no início as chances de cura aumentam em 90%. Por isso a detecção precoce e o cuidado em geral com a saúde são essenciais, já que na fase inicial o paciente não apresenta sintomas, finalizou outra funcionária da saúde.

 

Sair da versão mobile