Bananal Online

Prefeitura de Linhares cria link na internet para fornecer comprovantes de unidades de saúde

A notícia de um possível pagamento de indenização por supostos danos causados ao abastecimento de água potável no período do rompimento da barragem da Samarco em Mariana (MG), ocorrido em novembro de 2015, causou alvoroço em Linhares nos últimos dias, provocando uma corrida desenfreada de moradores em busca da chamada Ficha A ou do Prontuário Médico das unidades de saúde do município. Os documentos podem ser usados para fins de comprovação de residência na época da tragédia.

Moradores se aglomeraram em filas gigantescas nos postos de saúde e na sede da Prefeitura Municipal. Muitos chegaram a permanecer nos locais até mesmo durante a noite.

Mas, a partir desta terça-feira (7), as pessoas que precisarem solicitar a Ficha A ou o Prontuário Médico podem fazer a solicitação pela internet. A Prefeitura criou um link on-line para garantir mais comodidade aos cidadãos.

Acesse http://forms.gle/md7CqBEhTLKn9Fj8A

Através da ferramenta, o usuário pode acessar o formulário eletrônico e precisa responder corretamente todos os campos. O documento solicitado será entregue somente ao próprio solicitante, na unidade de saúde em que ele estiver vinculado, após o prazo de 30 dias. A solicitação deve ser feita individualmente e não familiar. A confirmação do pedido chegará ao e-mail indicado pela pessoa.

Antes, para conseguir a Ficha A ou Prontuário Médico, os pacientes retiravam um requerimento nas unidades de saúde, que precisava ser preenchido e protocolado na Prefeitura. Agora, esse processo não é mais necessário.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, após a solicitação, a equipe da unidade de saúde receberá uma autorização de emissão de cópia. Para que o documento possa ser emitido, o usuário precisa ter histórico de cadastro (Ficha A) e/ou de atendimento (Prontuário Médico) na unidade requisitada.

Linhares não sofreu desabastecimento

A Prefeitura de Linhares confirmou que vêm atendendo nos últimos dias moradores que protocolam a solicitação de acesso à Ficha A/Prontuário – emitida pela Secretaria Municipal de Saúde – para fins de comprovação de endereço junto à Fundação Renova, para o pleito de possível reparação de dano em decorrência do rompimento da barragem de Mariana (MG) e comprometimento do abastecimento de água.

Contudo, na última semana, a Fundação Renova emitiu um comunicado em que esclarece que não houve desabastecimento de água no município de Linhares e tampouco no distrito de Regência, em função do rompimento, independentemente da discussão judicial e da decisão a ser proferida pelo tema.

Fonte: Jornal Norte Capixaba

Sair da versão mobile