Bananal Online

Prefeitura do Rio demole casas à beira de encosta que deslizou na Avenida Niemeyer

Homens a serviço da Prefeitura do Rio trabalhavam, na manhã desta quarta-feira (10), na encosta da Avenida Niemeyer que desabou em maio.

Uma retroescavadeira retirava entulho no alto da comunidade do Vidigal, perto da vala aberta pelo deslocamento de terra.

Mais abaixo, operários e técnicos estabilizavam o solo na altura de uma casa soterrada nas chuvas de 16 de maio.

Retroescavadeira retira entulho de casa demolida no Vidigal — Foto: Reprodução/TV Globo

Técnicos da prefeitura estabilizam o terreno em encosta que desabou — Foto: Reprodução/TV Globo

A Avenida Niemeyer está fechada por determinação da Justiça desde o dia 28 de maio. O Ministério Público Estadual indicou haver risco de deslizamento de terra e de rochas. A via chegou a passar por uma nova vistoria, mas a decisão de manter o local fechado foi mantida.

A via, importante trecho do eixo Zona Oeste-Centro, recebia 36 mil veículos por dia, de acordo com dados do Centro de Operações da Prefeitura do Rio divulgados na época do fechamento.

Prejuízo e incerteza

Donos de hotéis e motéis da região sofrem com prejuízos e lutam para não ter que fechar as portas – um deles, o tradicional motel Vip’s, decidiu encerrar as atividades.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação e a Geo-Rio informaram ao G1 no fim de junho que todas as ações consideradas necessárias para a reabertura da via, de acordo com o laudo feito pelos peritos judiciais, já foram realizadas.

A Prefeitura do Rio destacou ainda que todas as medidas de redução de risco, como o fechamento em caso de acúmulo de chuva de mais de 10 mm em uma hora, já são suficientes para garantir a segurança. E que 54 intervenções estão sendo realizadas no local, como demolição de casas e obras na rede de esgoto.

Estas ações têm previsão de término em novembro e custo superior à R$ 31 milhões e incluem colocação de drenos profundos, desmonte de blocos de rocha, restabelecimento do sistema de drenagem e limpeza da região.

Área de lazer: crianças brincam na Avenida Niemeyer, interditada para o trânsito, em plena quinta-feira — Foto: Marcos Serra Lima/G1

Fonte: G1

Sair da versão mobile