Presidente da Indonésia anuncia visita à Kiev e Moscou

Presidente indonésio expressou preocupações com as questões humanitárias na Ucrânia e a crise alimentar causada pela guerra | Flickr

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou, nesta 4ª feira (22.jun), que irá visitar as capitais da Ucrânia e da Rússia para se reunir com os líderes de ambos os países para discutir o cenário da guerra. Segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros da Indonésia, Retno Marsudi, Widodo será o primeiro chefe de Estado asiático embarcar para os países.

“As visitas a esses países vão decorrer em circunstâncias anormais. Entendemos que a situação atual ainda é muito complicada”, disse Marsudi. Ele informou que a decisão do presidente indonésio se refere, sobretudo, às questões humanitárias na Ucrânia e à crise alimentar causada pela guerra. Além disso, Widodo espera “incentivar o espírito de paz”.

Neste ano, a Indonésia será responsável por sediar a cimeira do G20 e promover negociações internacionais para garantir uma estabilidade econômica global. Em abril, Widodo convidou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para participar do encontro, mesmo não sendo um dos países-membros.

Apesar da pressão de países como Estados Unidos, Canadá e Austrália para vetar a presença do presidente russo, Vladimir Putin, na reunião, a Indonésia manteve, até agora, o convite ao representante de Moscou.

Fonte: SBT

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here