Bananal Online

Professores da rede estadual entram em greve por tempo indeterminado

Professores da rede estadual de ensino decretaram greve por tempo indeterminado após reunião da categoria realizada nesta quarta-feira (5), na ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais). As aulas voltarão normalmente no dia 10 de fevereiro, conforme estava planejado no calendário escolar, e a paralisação será iniciada a partir do dia 11 para que pais e alunos não sejam pegos de surpresa.

“Vamos dialogar com a comunidade, com os pais e explicar a situação no dia 10. Após isso, entramos em greve por tempo indeterminado”, é o que explica o diretor do Sind-UTE (Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais), Paulo Henrique Fonseca.

Paulo elencou quais são as reivindicações dos professores. “Queremos que o Estado pague o piso salarial de R$ 2.886,24, pois recebemos menos de dois mil. Os professores querem receber em dia de uma única vez. Além disso, queremos o fim da redução dos postos de trabalho na rede estadual, principalmente dos funcionários contratados”, afirma.

Os professores também questionam o modelo de inscrição online dos alunos na rede estadual adotada pelo Governo Zema. “Precisamos do direito à educação pública para todos. Estamos dialogando para pôr fim à essa restrição do Estado nas matrículas. Esse modelo online tem a intenção de dificultar as inscrições nas escolas estaduais, não permite aos pais escolher a escola dos filhos e complica as famílias”, diz Paulo.

Uma nova reunião entre os professores está marcada para o próximo dia 14 de fevereiro, onde decidirão pelo fim ou continuidade da greve.

Fonte: BHAZ

Sair da versão mobile