Professores criticam prefeito derrotado, Felismino Ardizzon, após fazer a prorrogação do Processo Seletivo que vai até 31 de dezembro de 2021. Não pode fazer processo seletivo, mas pode fazer festa na pandemia? Diz professora.
Um grupo de educadores da rede municipal de ensino estão se articulando nas redes sociais, grupos de WhatsApp para fazer uma passeata em protesto contra prorrogação do processo seletivo (PSS-008/2019) que vai até 31 de dezembro de 2021, feita pelo prefeito Felismino Ardizzon (PSB) em Rio Bananal, o suposto protesto ainda sem data é para revogar a decisão que é considerada impopular.
Segundo aposentada Fatima T, Souza, 59 anos, Felismino, passou seu mandato tomando medidas que contrariasse o povo, ela usou como exemplo a cobrança das horas de maquinas que tem cerca de 82% de rejeição dos moradores no caso da cobrança.
Os educadores são contra os critérios para contratação de profissionais pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS-008/2019) e, por isso, vão pedir a revogação do edital, segundo uma professora ouvida pelo site.
De acordo com uma educadora ouvida pelo site Bananal Online, que preferiu não ser identificada, afirmou que essa decisão tomada por Felismino, juntamente com a secretaria de educação de prorrogar o processo seletivo até 31 de dezembro de 2021, tira oportunidade que os (as) professores(as) pedagogos(as) de Rio Bananal possam ter de fazer um novo processo seletivo levando em consideração que a maioria da lista são de fora do município.
Segundo uma outra profissional da educação para um professor(a) assumir o cargo de pedagogo ele precisa de ter pelo menos dois anos de sala de aula, sem um novo processo seletivo estes servidores ficaram prejudicados, relatou.
Para a estudante Patricia, S, C, Lopes, 23, Felismino, está fazendo isso para deixar o prefeito eleito Edimilson Elisiario, mal colocado com os educadores se ele revogar o processo seletivo. A gente sabe que Felismino é vingativo, disse a estudante.
Ainda segundo uma outra professora ela acha incrível que as pessoas não podem sair de suas casas para se inscrever em um processo seletivo, mas para festas podem. Pra mim ele esta querendo beneficiar algumas pessoas, e também já está fazendo a campanha dele para as próximas eleições, disse Rosana Gomes.
Vale destacar que no município de Rio Bananal tem shows, eventos, toda semana normalmente como se não tivesse pandemia de Coronavírus, a fiscalização cruzou os braços, o que pode ser facilmente comprovado por qualquer educador judicialmente, argumentação de que não pode aglomerar para um novo processo seletivo em Bananal isso não cola, afirmou Lidomar Berti.
Um advogado consultado pelo site, disse: é importante, neste momento, para além de entender a dificuldade trazida pela pandemia da Covid-19 para a realização da prova, saber que existem limitadores legais para uma nova prorrogação desse processo seletivo, mas que, ao mesmo tempo, são os que garantem a lisura e a segurança jurídica que oportunizem um processo democrático de seleção para todos.
O BANANAL ONLINE entrou em contato com a secretária de educação por WhatsApp, que foi questionada qual posicionamento da pasta sobre a prorrogação do processo seletivo, mas até o fechamento da matéria não teve manifestação.