Projeto de lei facilita a criação de cervejarias artesanais no ES

O dia da cerveja é nesta quarta-feira (05) e em comemoração um novo projeto de lei pode facilitar a implantação de cervejarias artesanais no Espírito Santo. A atualização da Lei 10568 de Julho de 2016 prevê uma incidência de impostos para os microempresários que quiserem começar o negócio.

Segundo o promotor do projeto, o deputado estadual Dr. Hércules, os impostos sob a empresa cairão de 27% para 12%. “A intenção é valorizar o microempreendedor capixaba e quem sabe, até, criar uma rota da cerveja artesanal no estado”, disse.

“No Espírito Santo existem 600 produtores de cerveja apenas para consumo próprio, como hobbie, e apenas 7 cadastrados. Porque não utilizar desses dados para alavancar o turismo e a economia capixaba?”, indagou o deputado.

De acordo com dados fornecidos pela Junta Comercial do Estado do Espírito Santo, com CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) de fabricação de cerveja, existem 75 empresas ativas no Espírito Santo, mas, para o deputado, esse número pode melhorar, e para os produtores também.

Daniel Lordello Buaiz, de Domingos Martins, trabalha com cervejaria artesanal há 4 anos e diz que a inclusão dos pequenos empreendedores é essencial para a economia. “Caso o projeto entre mesmo em vigor, vai ajudar muito pequeno produtor que quer abrir um negócio mas não tem condições”, disse.

O cervejeiro acrescenta, ainda, que a medida vem para corrigir um desequilíbrio financeiro, uma vez que os impostos sob os produtores eram muito altos. Para ele, propagar a cultura da cerveja e do turismo das montanhas também pode alavancar o estado. “Uma rota da cerveja nas montanhas, por exemplo, geraria e valorizaria empregos e o turismo capixaba. É tudo que desejamos por aqui”, declarou.

Fonte: ES HOJE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here