PSDB retoma neste sábado votação para definir candidatura ao Planalto

Expectativa é que o resultado do pleito interno do PSDB seja divulgado às 19h | Foto: Reprodução/InstagramExpectativa é que o resultado do pleito interno do PSDB seja divulgado às 19h | Foto: Reprodução/Instagram

O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) retomará às 8h deste sábado (27.nov) as prévias para definir quem será o candidato da sigla à Presidência da República em 2022. A disputa interna, da qual participam os governadores João Doria (São Paulo) e Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e o ex-prefeito manauara Arthur Virgílio, foi suspensa no último domingo (21.nov) após o aplicativo Prévias PSDB, que seria usado na votação, apresentar falhas.

No total, 44.828 filiados do partido haviam se cadastrado na plataforma para votar, mas a infraestrutura técnica não comportou a demanda no dia 21. A Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs), responsável por desenvolver o app, disse que o problema pode ter sido provocado por um ataque hacker realizado a partir das 8h15, pois, de 7h até aquele horário, o funcionamento foi normal e cerca de 2 mil votos chegaram a ser computados.

Nesta semana, num primeiro momento, Eduardo Leite defendeu uma retomada rápida da votação, enquanto Doria e Virgílio queriam que o processo voltasse no domingo (28.nov), quando antes deveria um ocorrer um eventual segundo turno das prévias. Porém, depois que o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, anunciou a decisão de reabertura da votação neste sábado, os três candidatos expressaram apoio pelo Twitter.

Testes de um novo aplicativo para possível uso na eleição interna, conduzidos pela RelataSoft, segundo o partido, “não foram totalmente satisfatórios”. Dessa forma, para a votação, agora, será utilizado o sistema BeeVoter, uma empresa especialista em tecnologia eleitoral digital; os filiados cadastrados no antigo Prévias PSDB que não conseguiram votar no último domingo poderão fazê-lo, entre 8h e 17h deste sábado, pelo site psdb.beevote.com.br.

O partido acrescenta que as escolhas de todos os que conseguiram votar no dia 21, seja pelo app ou pelas urnas eletrônicas no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, estão asseguradas. Para as 17h, com o encerramento definitivo da votação, está previsto um pronunciamento de Bruno Araújo, com a presença de Doria, Leite e Virgílio. O governador de São Paulo chegará ao Centro de Convenções Brasil 21, na capital federal, às 16h30.

A expectativa é que o resultado das prévias do PSDB seja divulgado às 19h e que, neste horário, o eleito faça um discurso. Já às 20h, a sigla deverá realizar uma entrevista coletiva.

Fonte: SBT

Continua depois da Publicidade:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here