Bananal Online

Putin facilita concessão da nacionalidade russa para ucranianos

Antes da Ucrânia, o Kremlin fez o mesmo para regiões separatistas como Transnístria e Ossétia do Sul | Wikimedia Commons

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, publicou, nesta 2ª feira (11.jul), um decreto que facilita o acesso à nacionalidade russa para todos os ucranianos. A medida amplia uma publicação de maio, que concedia a naturalidade apenas aos moradores das cidades de Zaporizhia e de Kherson, atualmente ocupadas pelo exército de Moscou.

“Os cidadãos da Ucrânia dispõem do direito de solicitar a cidadania da Federação Russa, conforme o procedimento simplificado”, indica o decreto. A ação acontece em meio ao alto número de refugiados ucranianos (8,7 milhões), sendo que a maior parte (mais de 1,5 milhão) continua procurando abrigo em regiões da Rússia.

Segundo a comunidade internacional, Moscou é acusado de distribuir passaportes nos países vizinhos para recuperar a influência. Antes da Ucrânia, o Kremlin fez o mesmo para regiões separatistas da Transnístria, na Moldávia, e na Ossétia do Sul, na Geórgia.

Atualmente, as batalhas na Ucrânia concentram-se no leste e sul do país, onde novas ordens de evacuação foram divulgadas. No domingo, por exemplo, dois hangares do exército ucraniano que armazenavam armamentos produzidos pelos Estados Unidos foram atacados em Donetsk. Um dia antes, uma explosão em um prédio residencial matou 15 pessoas.

Fonte: SBT
Sair da versão mobile