Bananal Online

Quarenta anos de trabalho: conheça mais sobre Valmir Ramos, do Salão do Caldeira

 

VALMIR RAMOS começou a trabalhar aos 12 anos de idade, no dia 20 de novembro de 1978.

 

Valmir Ramos tinha 12 anos em 20 de novembro de 1978, quando começou a trabalhar no salão dos irmãos Davi, Arnóbio, Marcos e Eliete Pereira das Neves, localizado no Centro de Nova Venécia, onde seu irmão Jaci, mais conhecido como Caldeira, já trabalhava há algum tempo. Ele começou varrendo e passando pano no estabelecimento, além de engraxar o sapato dos clientes que por ali passavam. Seis anos mais tarde, quando já tinha 18 anos, surgiu a oportunidade de cortar cabelos, e não desperdiçou.

 

Eliete, ex-patrão de Valmir, contou ao Correio9 que enquanto Valmir ainda ajudava na limpeza do salão e cuidava dos sapatos da clientela, era possível perceber que havia um interesse, pois estava sempre atento aos cabeleireiros, a vontade de aprender o ofício era notável. Na primeira vez em que precisou de ajuda, Valmir já se prontificou e a partir de então, começou sua carreira como cabeleireiro e barbeiro, aprendendo na prática, com grandes profissionais e com seu irmão, que também trabalhara no mesmo lugar.

Anos depois, Valmir e seu irmão Jaci, abriram o seu primeiro salão, localizado na Avenida Vitória, onde atualmente funciona a loja de decorações Ornatto. Mais tarde, passaram para outros pontos, sempre localizados na mesma avenida, até que nos últimos anos, se fixaram na cabeceira da passarela, onde funciona o salão até os dias de hoje.

Nesta semana, no dia 20 de novembro, Valmir completou quarenta anos do seu primeiro dia de trabalho. Época em que era permitido que crianças trabalhassem. Segundo ele, trabalhar na infância foi muito importante, pois foi a partir daí que ele construiu sua vida, sempre em volta do seu trabalho. Nestes muitos anos de profissão, uma das coisas que mais causou estranheza foi a época em que era permitido fumar em todos os lugares. Ele relata que já chegou a cortar cabelo e fazer barbas de pessoas que estavam fumando enquanto realizava seu serviço. Conta também que todos os seus irmãos têm algum vínculo com o ofício. Jaci, Jocelino, conhecido como Sorriso, Marcos e Antônio, muito conhecidos em Nova Venécia pelos trabalhos.

Valmir tem clientes que frequentam seu salão há mais de 20 anos, e conhece o jeito de cada um, sabe daqueles que gostam de uma boa conversa, mas também entende aqueles que preferem um silêncio. São muitas experiências, muitos aprendizados, mas sabe que cada dia é uma vitória diferente.

Seu plano para o futuro é se aposentar, mas continuar trabalhando em sua residência. Valmir revela ao Correio9 que em todos esses anos, nunca tirou férias, pois a profissão não permite, no máximo um feriado prolongado, como os carnavais, mas ressalta a importância do trabalho em sua vida: “Com meu trabalho conquistei tudo o que tenho em minha vida, minha casa, meu carro, criei minha família, e graças a Deus, somos muito felizes”.

Para quem precisar cortar o cabelo, ou fazer a barba, e quiser alguém com experiência, o salão funciona ao lado da Padaria Salute, na cabeça da Passarela de Nova Venécia. Com ambiente climatizado, música e um bom atendimento, o Salão do Caldeira pode ser a sua próxima escolha.

Fonte:Correio9.
Sair da versão mobile