Quem decora a casa muito antes do Natal costuma ser mais feliz

Oficialmente, a data correta para iniciar a montagem da árvore de Natal é no 1º domingo do Tempo do Advento, que na Igreja Católica corresponde ao quarto domingo antes da data comemorativa em si. Em 2017, isso seria em 3 de dezembro, mas muitas pessoas já montaram seus pinheirinhos. Algumas já fizeram isso no começo de novembro!

Porém, de acordo com o psicanalista Steve McKeown, quem decora a casa para o Natal com bastante antecipação costuma ser mais feliz. “Em um mundo cheio de estresse e ansiedade, as pessoas gostam de associar coisas que os deixam felizes, e as decorações de Natal evocam esses sentimentos da infância. As decorações são simplesmente uma âncora ou um caminho para as antigas emoções mágicas desse período”, explica.

E mesmo quem não teve uma infância muito boa ou ligada a recordações natalinas, pode compensar essa falta de boas memórias através da criação de novas tradições – por isso a antecipação para a decoração. Além disso, os enfeites em casa também podem despertar bons sentimentos em amigos e vizinhos que vislumbrar toda a ornamentação.

Árvore de Natal
Uma forma de se reconectar com o passado

O Journal of Enviroment Psychology também publicou um artigo mostrando que essa decoração também serve como forma de socializar com pessoas da vizinhança com quem você não tem contato. Afinal, esse é um período de bons sentimentos, e as boas possuem a tendência de estarem mais receptivas nessa época do ano, principalmente por se lembrarem dos feriados – algo que anima praticamente todo mundo.

A psicoterapeuta Amy Morin concorda com os colegas citados acima e diz que enfeitar a casa para o Natal pode ser uma forma de o indivíduo se reconectar com o eu interior que ainda acreditava no Papai Noel. Outro motivo seria o de relembrar parentes ou amigos que já não estão mais vivos, como uma forma de recordar um bom período em que ambos estiveram juntos.

Árvore de Natal

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here