Bananal Online

Resumão do futebol internacional: um desafiante à Chuteira de Ouro e uma “pedalada” na classificação na Turquia

Mbappé desafia os dez anos de domínio do trio Messi, CR7 e Suárez na artilharia máxima dos campeonatos nacionais na Europa. No Campeonato Turco, Robinho pula do nono lugar à liderança em uma rodada

Desafio dos dez anos: desde a temporada 2009/10, somente três jogadores venceram a corrida pela Chuteira de Ouro na Europa. Ninguém precisa recorrer à memória (nem às buscas na web) para saber que dois deles são Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. O outro foi o uruguaio Luis Suárez. Mas agora tem alguém querendo quebrar essa série. O nome dele? Kilyan Mbappé.

O atacante do Paris Saint-Germain marcou três gols na incrível goleada por 9 a 0 do Paris Saint-Germain sobre Guingamp (que sono esse Campeonato Francês, me acordem quando o PSG perder um jogo, por favor). Mbappé se isolou na artilharia, com 17 gols, e foi dormir no sábado empatado com Lionel Messi no ranking da Chuteira de Ouro, com 34 pontos – o prêmio é dado ao artilheiro máximo dos campeonatos nacionais europeus, e cada liga tem peso diferente na corrida, por isso os gols dos países de mais prestígio (Inglaterra, Espanha, Itália, Alemanha e França) são multiplicados por dois.

Ah, mas se Mbappé pensa que vai ser fácil… Neste domingo, o técnico Ernesto Valverde cometeu o disparate de deixar Messi no banco contra o Leganés. E quase pagou caro por isso. O Barcelona ia se complicando, deixou o rival chegar ao empate no segundo tempo, e aí Valverde colocou Messi em campo para jogar a meia hora final da partida. Foi o suficiente. Deu um chutaço, o goleiro não segurou e Luis Suárez fez o segundo do Barça (e agora é o quinto maior artilheiro do clube em jogos oficiais). Nos acréscimos, o próprio Messi fechou o placar: 3 a 1 Barça. Alô, Mbappé, olha o Messi isolado na liderança da Chuteira de Ouro de novo, com 36 pontos (18 gols no Espanhol).

A pedalada de Robinho rumo à liderança na Turquia

Robinho (à direita) comemora com os companheiros um dos gols do Basaksehir na vitória sobre o Trabzonspor — Foto: Twitter/Istanbul Basaksehir

Como fazer para sair do nono lugar na 17ª rodada e aparecer em primeiro na 18ª, e com seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado? O autor da façanha é o brasileiro Robinho. Mas ele não encontrou nenhuma fórmula mágica para multiplicar os pontos, não. Foi bem mais simples. Autor de oito gols pelo Sivasspor no primeiro turno do Campeonato Turco, o ex-atacante da seleção brasileira foi contratado durante a pausa da competição no fim do ano pelo líder Istanbul Basaksehir. Estreou quarta-feira, entrando no segundo tempo em jogo pela Copa da Turquia, e neste domingo foi titular pela primeira vez na vitória por 4 a 2 sobre o Trabzonspor, no retorno do Campeonato Turco. Robinho deu uma pedalada na tabela de classificação na Turquia.

Neymar, Firmino, Casemiro e Danilo marcam; Coutinho decepciona

Neymar fez dois gols na goleada do PSG sobre o Guingamp — Foto: Anne-Christine Poujoulat/AFP

Não faltaram gols de jogadores da seleção brasileira no fim de semana. Sabe a goleada do PSG? Neymarnão fez hat-trick, mas foi por pouco. Deixou dois e deu o passe para um dos gols de Mbappé. Na Inglaterra, Roberto Firmino fez um dos gols do Liverpool na eletrizante vitória por 4 a 3 sobre o Crystal Palace. E o lateral Danilo também fez o seu nos 3 a 0 do Manchester City sobre o Huddersfield. Na Espanha, teve golaço de Casemiro nos 2 a 0 do Real Madrid no Sevilla. Quem ainda busca se encontrar em 2019 é o meia-atacante Philippe Coutinho, que foi titular novamente no Barcelona mas não teve boa atuação contra o Leganés.

Um festival de hat-tricks no fim de semana

Voltando ao Francês, e aos 9 a 0 do PSG. Mbappé fez três, e o uruguaio Edinson Cavani não ficou atrás, também deixou três no barbante. Dois hat-tricks no mesmo jogo? Uau! Então, se você gosta de gols no atacado, aí vai uma listinha dos outros multiartilheiros do fim de semana. Vamos dar uma esticadinha até sexta-feira para registrar os três do brasileiro Tiquinho Soares nos 4 a 1 do Porto sobre o Chaves, pelo Português.

No sábado, além do hat-trick duplo do PSG, também teve três gols do Henry Onyekuru nos 6 a 0 do Galatasaray sobre o Ankaragucu, na Turquia; Diogo Jota três vezes nos 4 a 3 do Wolverhampton sobre o Leicester, na Inglaterra; e Lewis Vaughan, que fez todos os gols do Raith Rovers nos 3 a 0 sobre o Dunfermline, pela Copa da Escócia. Neste domingo, Fabian Serrarens deixou três na goleada de 5 a 1 do De Graafschap sobre o Fortuna Sittard, pelo Holandês.

quatro gols no mesmo jogo, também conhecido como pôquer? Também teve. No sábado, Matan Hozez destruiu sozinho o Bnei Sakhnin: 4 a 0, pelo Campeonato Israelense. E no domingo a Atalanta enfiou 5 a 0 no Frosinone, pelo Italiano, com quatro do atacante colombiano Duvan Zapata.

Falando em gols, quem segura o Manchester City?

Sané comemora o terceiro gol do Manchester City sobre o Huddersfield — Foto: Reuters

A temporada europeia mal passou da metade e o Manchester City se tornou neste domingo o primeiro time entre as principais ligas do continente a passar dos 100 gols em todas as competições. O time do técnico Pep Guardiola já marcou 102 vezes na temporada – 62 pelo Campeonato Inglês, 7 pela Copa da Inglaterra, 15 na Copa da Liga Inglesa, 2 na Supercopa da Inglaterra e 16 na Liga dos Campeões da Uefa.

Já são 102 gols em 35 partidas até o momento, com média de 2,9 por jogo. Nada mal. Sabe em quantos desses 35 jogos na temporada o City não fez gol? Apenas dois, um 0 a 0 com o Liverpool e a derrota por 2 a 0 para o Chelsea, ambos pela Premier League.

No ranking dos times com mais gols na Europa, o City está bem à frente do segundo colocado, o Paris Saint-Germain, que já marcou 90 vezes. Isso porque enfiou 9 na sacola do Guingamp neste sábado… Ah, esse Campeonato Francês. Por favor, me acordem quando o PSG perder um jogo.

FONTE:PORTAL GUANDU
Sair da versão mobile