A mudança foi determinada pelo TRE/ES, após quatro vereadores do Republicanos perderem o mandato por conta de uma candidata laranja que tirou zero voto na eleição de 2020.
A Câmara Municipal de Rio Bananal, ao Norte do Espírito Santo, vai passar por mudanças, e nesta segunda-feira, (27/06), por determinação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), o presidente da casa, Judaci Bolsoni, (PSB), vai dar posse aos novos vereadores, Francisco de Assis Campi, Idair João Guarnieri, Adelson Gaburro e Welder do Lavador.
Isso porque quatro vereadores, eleitos pelo Republicanos nas eleições de 2020, tiveram os mandatos cassados após uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), e foram afastados dos cargos na última sexta-feira 10/06.
A cassação tirou o mandato dos vereadores Vilson Gonçalves, Luiz Orione Mereguete, Erivelton Ferrarini e Gean França. É a primeira vez que a câmara de vereadores afasta quatro parlamentares do cargo de uma única vez.
O motivo, segundo o processo, foi a inclusão de uma candidata laranja, Silvana Monteiro, na chapa em que eles se elegeram. No curso do processo ficou comprovado que a candidatura foi realizada apenas para cumprir a cota de mulheres. Pela regra, pelo menos 30% das candidaturas de uma chapa devem ser do sexo oposto nas disputas legislativas.
Saiba mais sobre cada vereador.
Assis Campi é Secretário de Obras, Adelson Gaburro é produtor rural, João Guarnieri é funcionário público de carreira e Elder do Lavador é empresário no ramo de lavador de automóveis. A Legislatura dos novos vereadores segue até 31 de Dezembro de 2024.