Bananal Online

Rocha espacial do tamanho de baleia passou pertinho da Terra e ninguém viu

Apesar de haver tanta gente por aí monitorando o cosmos em busca de rochas espaciais podem oferecer riscos à vida na Terra, a verdade é que vira e mexe ficamos sabendo de objetos celestes que passaram de “raspão” pelo nosso planeta e que só foram descobertos depois de sua aproximação. O mais recente deles foi um asteroide mais ou menos do tamanho de uma baleia que, se tivesse nos acertado, teria causado um belo de um estrago!

O asteroide 2017 VL2 deve passar novamente pertinho de nós em 2125 (Metro/Science Photo Library/Getty)

PUBLICIDADE

De acordo com Dan Satherley, do site News Hub, o pedregulho foi batizado como 2017 VL2 e passou a pouco mais de 117 mil quilômetros de distância de nós. Isso significa que a rocha passou a menos da metade da distância que existe entre a Terra e a Lua — o que, em termos astronômicos, é o mesmo que dizer que o astro passou pertinho daqui.

Oi! Tchau!

O objeto só foi descoberto um dia depois de sua passagem pelas proximidades do nosso planeta por um time de astrônomos no Havaí, e os cientistas estimaram o tamanho da rocha entre 16 e 32 metros e calcularam que ela está zunindo a quase nove quilômetros por segundo pelo Universo.

Esse seria o tamanho da cratera produzida em caso de colisão (News Hub/simulator.down2earth.eu)

Apesar de não ser nenhum asteroide com dimensões capazes de provocar a extinção da vida no planeta, foi uma sorte o pedregulho não colidir contra a Terra. Afinal, se tivesse caído por aqui, o impacto liberaria uma quantidade de energia 15 vezes superior à liberada durante a explosão da bomba de Hiroshima — o que seria suficiente para obliterar uma cidade como a de Auckland, na Nova Zelândia.

Sair da versão mobile