Bananal Online

Roubo de fios de cobre dá nó no trânsito

O furto de fios de cobre que faz a comunicação entre os semáforos de Vitória fez com que o trânsito desse um nó durante toda a sexta-feira (28).

Segundo a prefeitura, também houve vandalismo e rompimento de cabos de comunicação desde a madrugada, o que agravou ainda mais o engarrafamento.

As ocorrências foram registradas nas regiões da Curva da Jurema, avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, na Praia de Santa Helena, na rua Humberto Martins, e no Centro da cidade.

Fronzio Calheira: bandidos agem à noite, o que dificulta a identificação. (Foto: Leonardo Bicalho 09/07/2015)

O secretário de Segurança Urbana da capital, Fronzio Calheira, disse que a prefeitura já adota medidas para coibir a prática. “Na Enseada do Suá, já começamos a enterrar os fios para dificultar o acesso dos criminosos. Também estamos estudando implantar semáforos sem fio, com alimentação de energia via placa solar e comunicação por fibra ótica”.

Fronzio disse que vai solicitar à Secretaria de Estado da Segurança Pública que intensifique as investigações também dos receptadores desse material.

Ele comentou ainda que, por agirem à noite, é difícil que os bandidos sejam identificados nas imagens das câmeras de videomonitoramento. “Por meio de flagrantes e denúncias, pelo menos dois são presos toda semana. A prefeitura gasta R$ 40 mil por mês com reposição de fios e consertos de postes”.

Por nota, a Prefeitura de Vitória informou que equipes da Secretaria de Trânsito e da subsecretaria de Tecnologia trabalharam desde cedo para restabelecer a sincronia dos semáforos. Alguns pararam de funcionar e precisaram de conserto. “Equipes da Guarda Municipal também se posicionaram para auxiliar na fluidez do trânsito”.

A prefeitura também informou que “solicita o auxílio da população para que denúncias sobre furtos e atos de vandalismo e depredação ao patrimônio público sejam feitas pelo 181 ou pelo 190”.

Já a Polícia Militar informou que “realiza policiamento ostensivo em toda Grande Vitória dia e noite, no intuito de reprimir e coibir todo tipo de crime, inclusive o furto de fios”. E ressaltou que, “a colaboração da população é de extrema importância para maior eficácia da segurança pública”.

Fonte: Tribuna

Sair da versão mobile