Bananal Online

Rússia expulsa mais de 50 diplomatas da França e da Espanha

Na 3ªfeira (17.mai), a Rússia já havia expulsado dois diplomatas da Finlândia | Reprodução

Nos últimos dois dias, a Rússia expulsou 60 diplomatas da França, Espanha e Finlândia do país. A decisão, segundo o Ministério da Relações Exteriores, foi em ‘retaliação’ a atitudes ‘hostis’ das nações em relação à Federação Russa.

De acordo com comunicado divulgado pelo Ministério nesta 4ªfeira (18.mai), a expulsão dos 27 funcionários da Embaixada da Espanha em Moscou e do Consulado Geral em São Petersburgo aconteceu depois de o embaixador espanhol em Moscou, Gomez Martinez, ser convocado para prestar esclarecimentos sobre a expulsão de 27 diplomatas da Rússia classificados como “persona non grata”. Ainda segundo o Kremlin, o embaixador foi informado sobre o efeito negativo desse “passo hostil” nas relações russo-espanhola.

O mesmo aconteceu com a França. Como resposta a decisão das autoridades francesas de declarar 41 funcionários de instituições diplomáticas russas na França “persona non grata”, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia ordenou que 34 diplomatas frances na Rússia deixem o país em duas semanas.

Fonte: SBT

Sair da versão mobile