Bananal Online

Saiba qual é o fator mais importante em termos de sucesso profissional

Se você perguntar para qualquer pessoa se ela gostaria de ter sucesso em sua profissão, dificilmente ela vai dizer que não. Acontece que, mesmo que a vontade de sucesso seja praticamente unânime, não é exatamente isso que vemos por aí. Por que será? Em termos de sucesso, o que realmente importa na hora de atingir o objetivo? Inteligência? Sorte? Dinheiro? Pelo visto, nada disso.

Há alguns dias, o Inc divulgou uma publicação do empreendedor Michael Simmons. Nela, são expostas considerações científicas a respeito do que realmente conta para que uma pessoa seja bem-sucedida com relação ao trabalho que realiza.

Simmons analisou os resultados de uma pesquisa que concluiu algo curioso: em termos de sucesso, mais importante do que qualificação, horas extras ou função são as relações interpessoais que construímos. Sim, é bem isso mesmo que você entendeu: o jeito é fazer amizade com as pessoas certas.

De acordo com o estudo, ser próximo de alguém influente é o que realmente pode fazer com que uma pessoa receba uma promoção no trabalho, algum tipo de reconhecimento ou recompensa.

O empreendedor contou que conversou com especialistas no assunto e que todos são unânimes no que diz respeito à importância de se construir uma boa rede de contatos. Ele explica que, para entender o que isso significa, é necessário compreender o oposto, que é quando as pessoas colocam apenas aqueles que já conhecem em seus círculos sociais e, por isso, ficam sempre nos mesmos grupos profissionais, políticos, religiosos e por aí vai.

Esse tipo de relação social é, de fato, a mais fácil de ser cultivada, afinal ela permite que o indivíduo estabeleça conexões com quem já conhece e com pessoas nas quais confia, permanecendo em uma zona de conforto.

Por outro lado, quem abre o leque de relações interpessoais e consegue interagir com os mais diferentes grupos acaba percebendo que isso é algo mais difícil de ser feito. Conectar-se com pessoas de nichos distintos demanda mais esforço e é algo desafiador, já que exige que a pessoa consiga assimilar as mais diversas e conflitantes perspectivas de mundo.

Em termos empresariais, essa multiplicidade de relacionamentos é o que dá mais destaque a um profissional, que passa a ser visto como um funcionário capaz de se conectar a círculos de pessoas diferentes, além, é claro, de demonstrar que essa pessoa tem potencial criativo e consegue lidar bem com ideias de campos distintos. Na área profissional, poucas coisas valem tanto quanto isso.

Sair da versão mobile