Bananal Online

Saúde é direito, mas serviço médico é negócio, diz especialista em gestão

Para Rubens Baptista Junior, professor de gestão em saúde na FGV e na USP, é preciso diferenciar o direito à saúde e os serviços de assistência médica

A saúde é um direito garantido aos brasileiros na Constituição, mas a prestação de serviços na área da saúde é um negócio e precisa alcançar um equilíbrio entre saída e entrada de recursos.

A análise é do médico Rubens Baptista Junior, especialista em administração na área da saúde e professor de gestão em saúde no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e no MBA executivo em saúde da FGV (Fundação Getúlio Vargas).

— É importante destacar essa diferença. A assistência são os serviços, os profissionais e as instituições que atendem e são regidas pela lei de mercado. Elas têm custo, têm despesas, têm salários para pagar e preços a enfrentar. É o lado negocial. E existe a saúde como um direito, como uma abstração, e a gente pode falar que essa não tem preço. Mas o tratamento, o remédio, o diagnóstico, os exames, tudo isso tem preço.

Em entrevista ao R7, Baptista Júnior critica a decisão provisória tomada pela presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, que barrou provisoriamente a cobrança de até 40% por procedimentonos planos de saúde com coparticipação e franquia. Ao justificar a decisão, a ministra escreveu: “Saúde não é mercadoria. Vida não é negócio. Dignidade não é lucro. Direitos conquistados não podem ser retrocedidos sequer instabilizados”.

Para o professor da USP e FGV, no entanto, a decisão “obscurece um pouco essa diferença” entre direito e serviço.

— A saúde não é um negócio, mas a assistência tem um lado negocial, ela obedece às leis de mercado. A assistência é negócio, é profissão como qualquer outra. O erro de não entender essa diferença vai levando a gente para situações que não tem solução boa para lado nenhum.

“Não adianta fingir que não tem que pagar salário ou comprar novos equipamentos”

Rubens Baptista Junior, médico especialista em gestão

Com Informações Portal R7

Sair da versão mobile