Bananal Online

Seca no Rio Doce castiga Colatina e município decreta emergência

Há um mês, o nível do Rio Doce não sai do marco zero na régua medidora da Agência Nacional de Águas (Ana). O normal para a época do ano é um metro de altura.

O decreto ajuda o município a evitar algumas burocracias na contratação de serviços essenciais em momentos de seca, como a contratação de caminhões-pipa sem licitação.

O Rio Santa Joana, que também corta a região, também secou em alguns pontos. Já no caso do Rio Doce, o afluente atingiu a menor vazão em cinquenta anos.

Barragens

Quatro barragens estão sendo construídas no Noroeste do Espírito Santo para conter os efeitos da grave seca: em Colatina, São Roque do Canaã e Pancas.

Em Lajinha, distrito de Pancas, houve racionamento de água no ano passado. Na casa da aposentada Laucecir Bullerjahn não tinha água todo dia. Neste ano ainda não faltou, mas ela não deixa de economizar.

“A gente vem aproveitando a água da máquina de lavar para a varanda e economiza o máximo que pode. Temos que ter consciência que a água está acabando”, afirma a aposentada.

No município, a barragem é construída próximo a uma nascente, que fornecerá água para agricultores e moradores da região. A obra é do Governo do Estado e custa R$ 783 mil.

Elas começaram no final do ano passado, mas já deveriam estar prontas. Porém, com a chuva, o local de difícil acesso atrasou a inauguração. No total serão 107 milhões de litros de água represadas em mais de 3 hectares.

No município de Colatina, a barragem é construída no distrito de Graça Aranha, onde as obras – que começaram em abril – estão em fase final. A barragem poderá garantir a água para até um um ano e meio de crise hídrica.

“O povo tinha consciência de que se exagerasse e desperdiçasse a água, ia acabar faltando”, relata a aposentada Vera Dondoni.

Em São Roque do Canaã, são duas barragens, que são prometidas para serem entregues ainda neste ano, uma no distrito de Agrovila e outra na região de Santa Júlia.

O Secretário Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Octaciano Neto, garante que as quatro barragens no Noroeste do Estado vão ficar prontas até o final do ano.

“A barragem de Pancas está com 90% de obra concluída, só falta colocar a última laje. As duas de São Roque estão com 70% de obra concluída e em Graça Aranha, em Colatina, 70% das obras estão prontas. Até o final do ano teremos todas as quatro concluídas”, avalia o secretário.

Além das quatro barragens em andamento, o município de Marilândia também ganhou uma barragem, que já foi concluída. Segundo o Governo do Estado, 20 barragens estão em fase de contratação ou prontas. No total serão 60 até o final do próximo ano.

Sair da versão mobile